O Xperia Projector é o novo projetor holográfico da Sony que promete transformar qualquer superfície plana em um display interativo sensível ao toque. Demonstrado no SXSW, evento que ocorre em Austin, EUA, o gadget chamou atenção por usar reconhecimento de toque, gesto e voz para tornar mesas e paredes completamente interativas, como telas touch de celulares.

Projetor compacto transforma tela de celular em TV

O dispositivo foi inicialmente apresentado na MWC junto com os smartphones Xperia X. O aparelho funciona com um reconhecimento profundo de ambiente, que consegue rastrear as mãos do usuário e saber quando os dedos tocam a superfície projetada, ou quando a mão move objetos virtuais. 

Projetor da Sony usa reconhecimento de ambiente para projetar hologramas em mesas e paredes (Foto: Divulgação/Sony)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A ideia não tem limites de uso, podendo ser usada em salas de aula para expandir técnicas de ensino ou em tarefas complexas das quais os smartphones são, hoje, encarregados de fazer com a ajuda de aplicativos.

Ainda um protótipo, o projetor da Sony pode ser posicionado sobre uma mesa para exibir imagens pré-carregadas no aparelho. Na demonstração, a fabricante japonesa mostrou como o livro "Alice no País das Maravilhas" pode ganhar animações holográficas e interagir com o leitor, ajudando a contar a história de forma mais dinâmica. 

HoloLens

HoloLens também mostra hologramas, mas só para quem usa o dispositivo na cabeça (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Ao falar de hologramas, é impossível não mencionar o HoloLens, dispositivo da Microsoft que também promete mudar a forma de interação com objetos reais no mundo virtual. A abordagem da fabricante do Windows, porém, é totalmente diferente da adotada pela Sony.

O HoloLens é um aparato para uso individual, que não integra pessoas sem o dispositivo acoplado na cabeça, mas que permite interagir com qualquer coisa, inclusive com o ar. Por outro lado, o Xperia Projector é mais compacto e oferece hologramas v

... isíveis a qualquer pessoa, desde que o conteúdo seja projetado em uma superfície lisa e plana.

Previsão de lançamento

O Projector serve, por enquanto, somente para mostrar algumas das tecnologias detidas pela Sony. Prova disso é que o aparelho é de autoria da divisão Future Labs, que trabalha com experimentos tecnológicos que demoram muito ou sequer são transformados em produtos comercializáveis. Dessa forma, resta ao consumidor esperar para ver se o projetor holográfico faz sucesso o bastante para ser lançado no mercado.

Como configurar o som de um projetor para notebook? Descubra no Fórum do TechTudo

Via Sony



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.