Mesmo com capas protetoras, filtros e muito cuidado, as lentes das câmeras fotográficas não estão imunes a acidentes e eventuais riscos. Quando o resistente material sofre algum dano, isso pode se refletir em suas fotos, aparecendo como uma parte embaçada da imagem ou com brilho excessivo.

Como recuperar uma câmera que caiu na água

Confira o passo a passo abaixo e aprenda a tirar riscos pequenos em suas lentes, para que voltem a captar belas imagens sem prejudicar o resultado final. Você vai precisar de um pano limpo e uma caneta permanente preta. 

Apesar do material resistente, lentes podem sofrer com riscos (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Antes de qualquer coisa, é preciso saber onde está o ponto prejudicial à foto. A questão é que nem todos os riscos visíveis na lente podem aparecer na imagem, então é preciso saber se há a necessidade de reparação. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Comece limpando bem a lente da câmera com um pano especial para isso, removendo qualquer sujeira da superfície. Em seguida, tire uma foto e observe bem o resultado. Se mesmo depois da limpeza alguma parte da imagem ainda aparecer embaçada ou com brilho intenso, você acabou de identificar que o risco está causando problemas;

Limpe bem a lente com um pano especial antes de começar (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Passo 2. Sabe aquela caneta que você usa para escrever em CDs e DVDs? É uma dessas que você vai precisar. Pegue uma caneta permanente preta, de ponta fina, e preencha o risco completamente. Imediatamente, passe o pano para limpeza de lentes para remover qualquer excesso que tenha ficado para fora do arranhão. A tinta deve ficar apenas dentro da parte riscada;

... rong>Use caneta permanente de cor preta e ponta fina para preencher o risco (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Passo 3. Depois de completar o risco com tinta permanente, capture mais uma imagem, de preferência do mesmo local que você fotografou anteriormente. Dessa forma, poderá perceber se o problema foi resolvido ou não.

Qual a melhor câmera semi-profissional até R$ 2.000? Comente no Fórum do TechTudo

Caso a interferência da parte arranhada ainda permaneça, o ideal é procurar a ajuda de um profissional, pois o uso de qualquer tipo de químico mais forte ou polimento caseiro não é recomendado.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.