A Microsoft implementou um novo método para bloquear o uso de macros em aplicativos do Microsoft Office 2016. Dessa forma, uma diretiva pode ser selecionada, impedindo que arquivos desse tipo sejam carregados no sistema e sirvam de entrada para infecções de malware.

Como acionar as edições colaborativas no Microsoft Office 2016

O que são macros?

Macros são arquivos do Microsoft Office que funcionam como “plug-ins dentro de documentos”, operando com funções próprias como se fossem programas, com capacidade de comandar a execução de serviços e outras funções no computador. O problema é que criminosos podem fazer uso dos macros para esconder malwares e outras pragas virtuais que roubam seus dados.

Segundo levantamento da Microsoft, 98% dos problemas de segurança relacionados com aplicativos do Office como Microsoft Excel e Microsoft Word estão vinculados a ataques que tiveram origem no uso de macros.

Office ganha nova forma de restringir a execução de arquivos com macros (Foto: Reprodução/Microsoft)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

O bloqueio desses macros que existiam no Microsoft Office permitia que a leitura dos documentos fosse habilitada individualmente, conforme a vontade do usuário ou com um método que bloqueava de forma unilateral a execução dessas extensões no pacote.

Agora, há uma nova forma de bloquear plug-ins que verifica a origem dos arquivos. Se o Microsoft Office identificar que a macro que o usuário deseja executar tem origem duvidosa, como em u

... m site de Internet, haverá o bloqueio do arquivo. Dessa forma, apenas macros legítimos são executados. 

Esse controle mais racional e automático do bloqueio de macros é importante para quem usa workflows complexos em aplicativos como o Microsoft Excel, em que macros funcionam como uma poderosa ferramenta de automação de processos de edição e cálculo.

O que esperar do Office 2016? Veja o que os usuários estão achando no Fórum do TechTudo.

Via Microsoft Technet



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.