A virada do século 21 apresentou muitas novidades tecnológicas, e os games estavam entre elas. A evolução dos videogames proporcionou ótimos títulos, mas o período entre 2000 e 2009 também trouxe uma leva de jogos medonhos. Alguns até fazem parte de franquias famosas, como Sonic e Bomberman.

CS, Warcraft, Tibia: veja os jogos que bombaram nas lan houses nos anos 2000

Escolher os piores jogos de uma década pode ser complicado, já que uma produção considerada ruim pode ser a favorita de alguém. Por isso, os games nesta lista foram escolhidos baseados nas vendas e aceitação pela crítica especializada.

Red Steel, de Wii, foi um dos piores games dos anos 2000 (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Red Steel

Lançado pela Ubisoft em 2006, Red Steel surgiu como o game que faria o Wii ser interessante para todos os jogadores hardcore. Muitas pessoas foram atraídas pela promessa de usar o Wiimote como uma espada e viram potencial no jogo e no console da Nintendo.

O jogador controlava um personagem que tinha armas de fogo e uma espada para combater os inimigos. No entanto, os movimentos pouco precisos capturados pelo Wiimote decepcionaram usuários ao redor do mundo e fizeram com que muitos desacreditassem no poder do console.

The Simpsons Wrestling

Existiu uma época em que um jogo baseado na série Os Simpsons não poderia dar errado. Foi então que, em 2001, a Big Ape Productions achou uma boa ideia criar um game em que Homer, Bart e companhia entrariam em um ringue e participariam de lutas de pro wrestling.

Simpsons (Foto: Reprodução/Youtube)

Apesar do conceito interessante, a execução foi pobre, já que The Simpsons Wrestling falha como jogo de luta ou comédia. Os comandos estranhos, gráficos ruins e personagens absurdamente desbalanceados mostraram que a Big Ape Productions falhou em tudo o que não deveria.

Aquaman Battle for Atlantis

Durante um bom tempo, personagens da DC Comics não conseguiram ter jogos decentes. Depois do desastroso Superman 64, qualquer lançamento seria melhor. O problema é que a Lucky Chicken Games conseguiu criar um jogo do Aquaman tão ruim quanto, e ainda com o agravante de ser baseado em uma das piores versões do herói dos quadrinhos.

Lançado em 2003 para Gamecube, o jogador controla o Aquaman e luta no fundo do mar para salvar o reino de Atlantis. O sistema de combate é horrível, os gráficos são pobres e todos os momentos constrangedores de voo em Superman 64 são reproduzidos com a maneira como o herói se movimenta debaixo da água. Nada funciona direito, o que levou ocasionou baixas vendas e o cancelamento de uma possível versão para o PlayStation 2.

Sonic The Hedghog

Depois de uma geração em que conseguia enfrentar de igual o gigante Mario, o mascote da Sega p

... erdeu força com o passar dos anos, e o tipo de ação de seus jogos não se encaixavam muito bem em produções em 3D.

Em 2006, a desenvolvedora resolveu que era hora de dar um novo começo para o personagem, lançando Sonic The Hedghog para a então atual geração de consoles. Considerado por muitos o momento em que a Sega realmente perdeu a mão com o mascote, o jogo é cheio de bugs. O personagem fica sem graça e mais lento, e o game ainda conta com a trama bizarra que traz uma humana como interesse romântico do ouriço. 

Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts

Banjo-Kazooie está entre os melhores games do Nintendo 64 e um dos grandes títulos da Rare. Com a compra da empresa pela Microsoft, a dupla do urso e passarinho foram juntos, o que praticamente garantia um novo game deles para o Xbox 360.

Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts decepcionou os fãs da série (Foto: Divulgação/Rare)

A seuquência chegou em 2008, com o nome de Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts. Em vez da exploração e aventura encontrada na série, Nuts & Bolts usa veículos criados pelo jogador em grande parte da campanha.

A mudança drástica do gameplay decepcionou os fãs que tanto aguardavam uma nova produção da dupla. Mesmo com boas vendas, Nuts & Bolts ainda é considerado uma mancha e freou qualquer possibilidade da série continuar.

Lair

Lançado em 2007 para o PS3, o game produzido pela Factor 5 parecia uma grande homenagem ao clássico Panzer Dragoon. À primeira vista, Lair é bem interessante. O jogador guia o personagem montado em um dragão e participa de batalhas aéreas épicas, mas os controles na época do lançamento estragaram a experiência de vários usuários.

Lair sofreu por causa dos seus controles na época do lançamento (Foto: Divulgação/Sony)

O game era todo controlado com movimentos feitos por meio do Sixaxis, joystick que fazia parte do lançamento do PS3. O problema é que os comandos não funcionavam tão bem, o que tornou a experiência desastrosa.

Eventualmente, a Factor 5 liberou um patch que permitia controles normais no game, mas já era tarde demais. Lair já havia sido manchado e passado vergonha no mundo dos jogos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Bomberman: Act Zero

Em 2006, a Hudson Soft e a Konami acharam que seria uma boa ideia fazer um reboot de Bomberman, personagem simpático que explodia oponentes em labirintos, e torná-lo um guerreiro em um combate no futuro distópico.

Bomberman Act Zero: tudo errado (Foto: Divulgação/Konami)

Bomberman: Act Zero é um grande exemplo de como executivos podem não ter a menor noção dos jogos que têm em mãos. Acreditaram que sabiam mais que os consumidores e empurraram uma produção qualquer com elementos da moda, esperando que funcionasse. O game foi malhado pela crítica especializada e ignorado pelo público, que o renega como um jogo da série Bomberman.

Daikatana

Durante a década de 90, John Romero era conhecido como um visionário dos games, graças ao seu envolvimento em clássicos como Wolfenstein 3D, Doom e Quake. Quando ele anunciou Daikatana, muitos se empolgaram.

Em 2000, após um tempo com problemas na produção (que seriam ignorados se o jogo fosse bom), o título foi lançado pela Eidos Interactive e pode facilmente ser considerado muito ruim.

Daikatana é a prova de que acertar no passado não garante sucesso no futuro (Foto: Reprodução/Square Enix)

A trama mostra o Japão feudal com um futuro tomado por máquinas, com um sistema de combate que tenta misturar FPS com RPG, mas falha em tudo. Para melhorar, os gráficos são pobres para a época do lançamento, além da inteligência artificial horrível. Daikatana foi o causador do fechamento dos escritórios de Dallas do Ion Studios, produtor do game.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Venha nos contar no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.