Apesar de ser mais usado no trabalho, o Microsoft Excel também é uma ferramenta poderosa em casa, ajudando, por exemplo, na organização das contas da família e criar uma planilha de orçamento doméstico. Qualquer pessoa pode criar planilhas do zero, mas a tarefa fica mais fácil com a ajuda de modelos prontos disponibilizados gratuitamente pela Microsoft. Com o Excel Templates é possível simplificar o orçamento doméstico incluindo gastos mensais categorizados e gráficos automáticos. Saiba como usar os templates para se planejar melhor com contas e compras.

Fórmulas quebradas no Excel? 14 coisas que você está fazendo errado

Como funcionam

Os modelos do Excel são arquivos comuns, mas já formatados para que você precise somente inserir seus próprios dados, como despesas mensais, nome da família e outras informações. É possível editar qualquer campo, inclusive a cor das células: depois de baixados, podem ser modificados como quiser.

Modelos do Excel são praticamente prontos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em geral, você precisará se preocupar em definir quais são as categorias que se aplicam à sua família (saúde, transporte, poupança etc) e criar o que estiver faltando. A partir daí, bastará preencher com os valores gastos e recebidos.

A principal vantagem dessas planilhas é que já vêm embutidas com várias fórmulas, que ajudam a fazer cálculos automáticos de gastos. Assim, você não precisa somar o valor das suas contas para saber se o mês fecha no azul ou no vermelho, ou comparar manualmente despesas de vários meses para saber se sua família está gastando demais com restaurante ou outras atividades supérfluas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como baixar

Passo 1. Para começar a usar, acesse a categoria de orçamentos dos templates do Excel e escolha uma das cinco planilhas de orçamento familiar: Orçamento familiar, Calculadora de orçamento mensal, Orçamento de despesas domésticas, Orçamento familiar mensal e Orçamento familiar genérico;

Caso você tenha o Microsoft Excel instalado no seu computador, utilize o Excel Templates.

Passo 2. Clique em “Abrir no Excel Online”;

Abra um template do Excel online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Faça login com sua conta da Microsoft e avance até que o arquivo abra no navegador;

Faça login com sua conta da Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Por padrão, o arquivo é salvo online na sua conta do OneDrive, mas você pode baixar para o computador e editar sem conexão. Para isso, vá até o menu “Arquivo”;

... o.png" width="695">Acesse o menu Arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em “Salvar Como”, selecione “Baixar uma cópia”.

Baixe o arquivo para o computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como usar templates do Excel

Ao abrir uma planilha pela primeira vez, preocupe-se em trocar o nome e escolher as cores que mais lhe atraem – como se trata de algo que você terá contato direto com frequência, é importante que o visual seja atrativo.

Em seguida, comece a excluir categorias que você não usa – ou tachar para reservá-las para depois – e adicionar novos itens, se for necessário. É importante que você não inclua novas linhas e células, a não ser que tenha familiaridade com Excel e saiba copiar as propriedades de uma célula para outra. Caso contrário, é provável que ela não funcione direito.

Edite as categorias e exclua as que não se aplicam (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em uma das planilhas, intitulada “Orçamento familiar genérico”, há uma página dedicada exclusivamente para a mudança de categorias. Portanto, nesse caso específico, você não deve alterar os dados da planilha principal.

Em uma das planilhas, use a aba de configuração para editar categorias (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quando sua planilha de gastos estiver devidamente personalizada, basta então começar a preencher com seus gastos e rendas. Não esqueça que nada funcionará se você não tiver disciplina para incluir os dados regularmente – o Microsoft Excel não faz mágica.

Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.