O Xpadder é um programa que permite configurar controles de videogame no seu computador. Ele é pago, custa cerca de R$ 24, e possui suporte para diversos modelos, como o controle do Xbox 360 e PS3. Com ele, é possível criar perfis para jogos que não possuem suporte para controle ou personalizar comandos já existentes. Por isso, o TechTudo preparou um tutorial para você aprender como montar profiles no Xpadder.

Conheça os cinco melhores jogos grátis disponíveis na Steam Store

Faça o download do Xpadder no seu PC. O programa é compatível com Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP. O que ele faz é simular os comandos do mouse e teclado nos botões do seu controle. Confira abaixo como criar um profile:

Veja como criar profiles do Xpadder para determinados jogos (Foto: Divulgação/Xpadder)

Como criar um profile no Xpadder

Passo 1. Abra o Xpadder e conecte o controle ao seu computador. Na tela inicial, clique no ícone à esquerda e depois em “New”. Você vai abrir as opções para configurar um novo controle. Para usar o do PS3, siga o tutorial para fazer o download do MotionJoy;

Passo 2. Antes de criar o profile, você deve configurar os comandos do seu controle. O primeiro passo é escolher o modelo. Em “Image”, clique em “Open” e escolha a imagem daquele que vai usar no seu PC. Você pode baixá-las pelo próprio site oficial do Xpadder;

Coloque os botões na imagem e aperte-os no controle para ativá-los no Xpadder (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Nos menus “Sticks”, “DPad” e “Triggers”, clique na caixa “Enabled”. O Xpadder vai criar cópias destes botões. Em seguida, encaixe cada um em sua respectiva parte do controle, como é possível ver na imagem acima, e mova-os para os lados para serem ativados. Em “Buttons”, aperte os botões no seu controle e coloque-os na imagem;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 4. Pronto, agora você já pode montar seu profile para simular os comandos do mouse e teclado. Primeiro, clique no ícone de um dos botões na imagem do Xpadder. Isso vai abrir uma nova tela. Para simular, marque uma das teclas ou opções do mouse.

Para simular o W, S, A, D do teclado, clique nos direcionais do controle e escolha essas teclas no menu do Xpadder (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Vamos supor que você esteja jogando Mass Effect, por exemplo, e queira colocar o W, S, D, A para andar no analógico ou direcional. Para fazer isso, clique no quadrado de cima do analógico e marque a letra W. No quadrado à esquerda marque a letra A e, assim por diante. Faça isso com todos os comandos que você deseja ajustar no controle;

Passo 5. Com o mouse funciona da mesma maneira. Basta clicar no ícone do botão

... e selecionar qual função do mouse você quer simular (botão esquerdo, botão direito). Você também pode associar números ou dar nomes aos atalhos para facilitar a organização;
No Xpadder, clique no ícone do botão e escolha a opção do teclado que quer simular no controle (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para ajudar, abra a lista de comandos do jogo para o qual você quer criar um profile e use-a para se guiar. Você também pode montar um profile para jogos que já tem suporte, porém, lembre-se de desativar a opção do controle dentro do game para ele que funcione.

Passo 6. Quando terminar os ajustes, clique no ícone do disquete à direta para salvar o seu profile. Para usar durante o jogo, abra o Xpadder e clique no mini controle à esquerda. Escolha a opção “Open” e abra o perfil. Minimize o programa e inicie o game.

Vale a pena comprar jogos no Steam? Comente no Fórum do Techtudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.