Robôs que entendem o que o usuário quer e respondem ao pedido – essa é a aposta da Microsoft para a popularização da inteligência artificial. Durante o primeiro dia da conferência Build 2016, na Califórnia, a empresa apresentou uma série de tecnologias que ajudam os programadores de aplicativos a adicionar robôs ("bots", na terminologia em inglês) a seus apps. E quem dá o exemplo é a própria Microsoft, com a chegada da Cortana ao Skype.

"Pela primeira vez, vamos permitir uma conexão com seu personagem, empresa ou marca favorita", disse Lilian Rincon, da equipe de Skype.

Tudo Sobre o Windows 10

Microsoft une Cortana e Dominos para fazer pedidos de pizza online na Build 2016 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Num dos exemplos, um engenheiro da empresa abriu um chat com o robô da pizzaria Domino's e, com poucas palavras, fez um pedido. O valor seria debitado de seu cartão de crédito e o produto, entregue em sua casa. A funcionalidade é similar à encontrada no app da rede de restaurantes ou no telefone de delivery, mas nesta aplicação não requer cliques ou seleções rebuscadas entre as opções. Basta escrever o que você quer e esperar o bot responder.

Em outra demonstração, foi criado um grupo com a presença de uma representante da Microsoft, a Cortana e o perfil oficial da rede de hotéis Westin [terceira foto]. Por meio de uma conversa, a mulher recebeu as informações sobre o quarto de hotel e confirmou a reserva. Depois disso, o Westin repassou as informações do compromisso para a assistente virtual Cortana.

Já é possível integrar Cortana por bot com sistemas de atendimento de lojas (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Microsoft Bot Framework

O Microsoft Bot Framework é o conjunto de ferramentas criado pela companhia para gerenciar os robôs. Os programadores podem criar as aplicações com recursos nativos, como a busca do Bing (inclusive por imagens) e dicionário de palavras. Os robôs são inteligentes para aprender a linguagem natural dos usuários e interagir com eles de uma maneira mais personalizada. É por isso que não importa se o usuário vai falar os verbos "comprar" ou "encomendar" – para ambos os casos, o robô compreenderá o que ele quer.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Donos de celulares e PCs poderão interagir com os robôs por texto ou por voz, uma vez que a Cortana é capaz de compreender o que é dito (o português do Brasil é um dos idiomas compatíveis). Para tanto, é necessário que os desenvolvedores lancem apps com os recursos em funcionamento. É justamente por isso que a Microsoft apresentou a novidade em um evento voltado para profissionais de tecnologia.

... " height="390" src="//s2.glbimg.com/tQvobM7_ZWm8TtbLapxe1klET5w=/0x0:694x389/695x390/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/03/30/cortanabotbuild2016" title="Cortana ganha novos bots e agora pode participar de conversas por mensagens (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)" width="695">Cortana ganha novos bots e agora pode participar de conversas por mensagens (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Repetindo o mantra de levar "poder" a todos, o CEO Satya Nadella apresentou o caso de um engenheiro baseado no escritório da Microsoft em Londres. Cego desde os sete anos de idade, ele utiliza funcionalidades criadas pela empresa para viver uma vida melhor. Num dos momentos mais interessantes da demonstração, ele caminhava pela rua e, ao ouvir um som, acionou óculos inteligentes com câmera acoplada. Imediatamente a Cortana descreveu a cena. "Eu acho que é um homem com seu skate, fazendo uma manobra no ar", disse a assistente da Microsoft. Era exatamente isso que estava acontecendo naquele instante.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, discursa na Build 2016 sobre Windows 10 e Cortana (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O site da Bot Framework (dev.botframework.com) entrou no ar nesta quarta-feira (30), junto com os recursos que a Microsoft liberou para desenvolvedores. É uma questão de tempo até que comecem a surgir os primeiros apps com bate-papo por texto e vídeo, com robôs realizando operações complexas.

*O jornalista viajou a convite da Microsoft

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.