Ghosts’n Goblins é um clássico da época do Nintendo 8 Bits que ganhou reconhecimento pelo alto nível de dificuldade, jogabilidade divertida e humor inusitado em meio a temas sombrios. Sua popularidade garantiu que muitas curiosidades fossem descobertas, e a temática do jogo o envolveu em polêmicas. Nesta lista, você conhece as melhores curiosidades e polêmicas de Ghosts’n Goblins.

Capcom Arcade Cabinet recebe clássicos de 1985 como Ghosts ‘n Goblins

Um dos mais difíceis de todos os tempos

O game não ganhou este status apenas por ser necessário ter muita habilidade para terminá-lo. Existem vários fatores, até um pouco injustos, que prejudicam o jogador durante a jornada.

Sir Arthur precisa enfrentar vários monstros e dificuldades absurdas para vencer em Ghosts'n Goblins (Foto: Reprodução/The Ghoul Realm)

Por exemplo, praticamente apenas a adaga é uma arma boa o bastante para chegar até o final. Também existe um inexplicado limite de tempo nas fases, e só é possível ser atingido uma vez antes de morrer. Mesmo que o jogador supere tudo isso, há algumas condições que podem impedir a conclusão da aventura – confira nos itens abaixo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Transformações bizarras

Ocasionalmente, jogadores se deparam com a magia capaz de transformá-los em um sapo, o que torna Arthur vulnerável e incapaz de se defender. Esse conceito se tornou popular e trouxe um certo alívio cômico para a série. Em outros capítulos, Arthur vira um velho, um pato, uma garota, uma foca, um bebê e mais.

As transformações bizarras começaram ainda no NES quando Arthur vira um sapo em Ghosts'n Goblins (Foto: Reprodução/Pro Tip of the Day)

A samba-canção mais famosa dos games

Outro alívio cômico da série era o herói andar de cueca quando atingido. Arthur começa a aventura com uma armadura brilhante, mas, ao ser ferido por inimigos, a proteção se despedaça e o deixa de cueca. Apesar de engraçado, este era um momento de tensão, pois sem armadura o próximo golpe seria fatal.

Arthur no final do game Cannon Spike exibe a famosa cueca de Ghosts'n Goblins (Foto: Reprodução/Capcom Unity)

Referências religiosas

Ghosts’n Goblins contava com muitas referências religiosas, e elas foram editadas para o lançamento ocidental do game. A cruz necessária para matar o chefe final, por exemplo, foi substituída por um escudo, apesar dele manter o desenho de uma cruz dentro. No manual do jogo ainda é possível ver que os chefes finais se chamavam “Satan” (Satã) e “The Devil” (O Demônio), que estranhamente eram entidades diferentes.

Ghosts'n Goblins tirou uma c
... ruz como arma do jogo mas não tirou Satã do manual de instruções (Foto: Reprodução/Nintendo Wikia)

Um jovem Arthur

Ao observar a aparência do herói, a maioria dos jogadores presume que o cavaleiro Sir Arthur já tem alguma idade – até mesmo em alguns textos oficiais do game ele é mencionado como mais velho. No entanto, de acordo com sua descrição no jogo de luta Marvel Vs. Capcom 3, Arthur tem apenas 28 anos.

Em Marvel, vs. Capcom 3 é revelado que Sir Arthur não é tão velho como parece em Ghosts'n Goblins (Foto: Reprodução/Shack News)

Medidas da princesa

A princesa que Arthur precisa resgatar é sempre a mesma. Graças às limitações do Nintendo 8 Bits, não é possível ver direito como ela é. Porém, em Super Ghouls’n Ghosts, do Super Nintendo, os produtores esconderam as medidas da princesa em código na abertura: B88 W58 H90 – busto, cintura e quadril, respectivamente.

Em Super Ghouls'n Ghosts as medidas da princesa de Ghosts'n Goblins são mostradas como uma brincadeira dos desenvolvedores (Foto: Reprodução/YouTube)

Terminar o jogo duas vezes

Caso consiga superar a difícil jornada de Ghosts’n Goblins, há duas surpresas nada agradáveis que te esperam. A primeira é que é necessário ter o escudo (cruz) para terminar o jogo. Caso não o pegue, será enviado de volta para a fase 5. Já com o escudo, ao terminar o game pela primeira vez, surge uma mensagem dizendo que tudo não passou de uma ilusão de Satã e então a aventura começa toda de novo. É preciso terminar o jogo duas vezes para poder ver o final.

Como se já não fosse difícil o bastante terminar Ghosts'n Goblins uma vez, o jogo ainda exige que você faça isso de novo (Foto: Reprodução/SydLexia)

Continue?

Ghosts’n Goblins oferece continues infinitos que retornam o jogador ao início da fase para tentar superá-la novamente. Apesar de já ser considerado difícil o suficiente dessa maneira, o original japonês nem mesmo tinha continues. Era necessário terminá-lo duas vezes sem dar Game Over, algo praticamente impossível.

Apesar de o desafio de Ghosts'n Goblins ser extremo, seus Continues infinitos estimulavam os jogadores mais persistentes (Foto: Reprodução/Ghosts'n Goblins Wikia)

“Congraturation”

Após todas as dificuldades para terminar Ghosts’n Goblins, os usuários esperam um belo final para compensar o desafio. Porém, havia apenas duas telas de texto em inglês, repletas de erros. Em português, seria algo como: “Parabréns. Esta história é final feliz. Obrigado”.

O final de Ghosts'n Goblins não compensava toda a árdua jornada para terminá-lo (Foto: Reprodução/Arcade Sushi)

Participações especiais

A carreira de Arthur se estendeu por muitas plataformas. Apesar de não haver muitos games da franquia, o personagem já apareceu em outros jogos da Capcom, como Cannon Spike, Marvel vs. Capcom 3, We Love Golf!, Dead Rising 2 e outros. Em Project X Zone, o personagem se sacrifica na história e logo depois reaparece de cueca.

Arthur sobrevive a uma explosão mortal em Project X Zone, mas assim como em Ghosts'n Goblins perde sua armadura (Foto: Reprodução/Vizzed)

Qual videogame marcou sua vida? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.