Muito provavelmente você já passou pela seguinte situação: estava usando seu PC normalmente quando, de repente, ele reinicia sozinho. Sem que você tenha feito qualquer ação para isso, o computador desliga e você perde os seus trabalhos e qualquer outra coisa que estivesse fazendo.

Suspender, reiniciar ou hibernar? Entenda formas de desligar o PC

As causas para esse incômodo são várias, mas se dividem em duas principais: hardware e software. Iremos analisar aqui cada uma das causas e as suas respectivas soluções. Depois de ler este artigo, você estará mais preparado para identificar e solucionar problemas que eventualmente ocorram em seu computador.

Veja como detectar problemas em computadores que reiniciam sozinhos (Foto: Pond5)

Problemas no Hardware

O hardware, como você deve saber, é a parte física do computador, formada pelo processador, memória RAM, placa de vídeo, placa-mãe e outros componentes. Vamos ver como cada um deles pode reinicializar a sua máquina sem a sua permissão.

Processador

O processador é uma das principais peças do PC, visto que ele é o cérebro da máquina. Responsável por efetuar milhões de cálculos por segundo, este é um componente que esquenta muito rápido. Por isso, deve ser resfriado muito bem para não passar por problemas.

Quando o sistema de resfriamento não funciona, o processador esquenta demais e, para não queimar, pode acabar se desligando, o que provoca a reinicialização do sistema. Para resolver isso, é necessário abrir o seu gabinete.

É importante fazer a manutenção do sistema de resfriamento de seu computador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Veja se o cooler do processador, a peça responsável pelo resfriamento do mesmo, está limpo. Com o tempo, as pás da ventoinha acumulam muita sujeira e poeira. Quando em grande quantidade, toda essa poeira impede que o ar quente seja expelido para fora. Assim, o processador fica muito quente e reinicia.

Outra razão pode ser a pasta térmica que já está seca. A pasta térmica ajuda a levar o calor para as aletas de alumínio ou cobre do cooler. Assim, caso ela já esteja seca, ela não vai conduzir todo o calor que deveria.

Para resolver este problema, recomendamos que você faça a limpeza do cooler, retirando-o e removendo toda a sujeira Aproveite também para trocar a pasta térmica por uma nova. Isso deve resolver os problemas com superaquecimento do processador.

Memória RAM

A memória RAM é outro item fundamental para o funcionamento do PC. Sem ela não é possível sequer inicializar o sistema. Porém, ela também sofre com sujeira, umidade e oxidação. Se você passa muito tempo sem dar uma limpeza em sua placa-mãe, os slots, barramentos e contatos podem oxidar.

A oxidação prejudica a passagem de corrente elétrica e, assim, o seu componente não funcionará como deveria. Se, ao ligar, o seu micro emite vários bips em sequência, isso pode ser um indício de problema na memória RAM.

... >Limpezas periódicas na memória RAM também são necessárias (Foto: Divulgação)

Abra o seu gabinete e retire os módulos de memória. Passa uma borracha pelos contatos do modelo, ou seja, aquela parte amarela que encaixa diretamente na placa-mãe. Se depois dessa rápida limpeza ainda não funcionar, será necessário limpar os bancos de memória. Aproveite para limpar também todos os slots da placa-mãe.

Use álcool isopropílico ou uma solução de limpa contatos. Depois dessa limpeza, sua placa-mãe estará brilhando e qualquer outro componente, como memória RAM funcionará normalmente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Placa de vídeo

A placa de vídeo também pode ser a causa para reinicializações repentinas em seu sistema, especialmente quando você estiver jogando algum game mais pesado. A razão para isso também pode ser super aquecimento. Faça o mesmo procedimento realizado com o processador, para efetuar uma limpeza na sua placa de vídeo.

A sua placa de vídeo também pode ser a responsável pelas reinicializações (Foto: Divulgação)

Porém, há uma outra coisa que pode comprometer o bom funcionamento dela. Alguns modelos exigem uma quantidade extra de energia. Assim, é necessário conectar um cabo direto da fonte de alimentação na placa de vídeo. Se este cabo não estiver conectado, pode ser que a placa de vídeo desligue por falta de energia suficiente para processar todos os dados.

Portanto, verifique se a sua GPU está recebendo toda a energia da qual ela necessita para renderizar corretamente os seus jogos.

Disco rígido

O disco rígido, também conhecido como HD, é uma das poucas partes mecânicas de seu computador. Por isso, com o uso constante, ela pode apresentar alguns defeitos. Um deles são os bad blocks. Esse tipo de problema consiste em pequenas partes do HD que ficam impossibilitadas de serem lidas ou terem novos dados gravados.

Quando a quantidade de bad blocks fica muito grande, as reinicializações também são constantes. Portanto, é bom fazer uma verificação de erros. O próprio Windows possui uma ferramenta para isso.

Não deixe seu HD acumular muitos bad blocks (Foto: Pond5)

Caso isso não resolva o problema, é necessário partir para uma solução mais drástica: a troca do componente.

Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é o componente mais negligenciado pelos usuários de PC. Ela tem um papel fundamental em sua máquina: fornecer toda a energia necessária pra que os componentes funcionem corretamente.

Na prática, o papel dela é transformar a corrente alternada que sai da sua casa em corrente contínua. E, mais do que isso, ela é responsável por fornecer a voltagem correta para cada componente. Assim, é super importante que a fonte seja de boa qualidade e não esteja com nenhum defeito.

Não use fontes de alimentação baratas (Foto: Divulgação/Corsair)

Se você notar que o seu computador está apresentando instabilidades e erros constantes, suspeite de sua fonte de alimentação. Se ela for um modelo barato ou já esteja com muito tempo de uso, experimente comprar uma nova, especialmente se for um modelo de marcas de confiança no mercado. Isso pode poupar outros gastos no futuro.

Software

Após conhecermos os principais problemas que são ocasionados pelo hardware, vamos passar para os problemas que atingem o software. O Windows, apesar de ser um sistema operacional bem amadurecido e bem programado, está sujeito a muitos erros e vírus. Vamos ver agora como resolver alguns dos problemas mais comuns.

Modo de Segurança

Se o seu sistema está reiniciando constantemente e você não faz ideia de por onde começar, uma boa saída é entrar no Windows pelo “Modo de Segurança”. Se o seu Windows é o 10, esse é o tutorial que irá auxiliá-lo. Este modo impede que qualquer driver seja carregado. Assim, o Windows inicia praticamente sem nenhum processo desnecessário em execução. 

Depois de entrar no Windows em Modo de Segurança, clique com o botão direito sobre “Computador” e depois vá em “Propriedades”. Em seguida, do lado esquerdo da janela, clique em “Configurações Avançadas do Sistema”. Vá até a aba Avançado e clique em “Configurações…” na seção “Inicialização e Recuperação”. Agora desmarque a caixa “Reiniciar Automaticamente”.

Desabilite a reinicialização automática (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Isso não vai resolver o problema, mas ao invés de reiniciar, o Windows apresentará um erro, geralmente em forma de código alfanumérico. Use esse código para pesquisar no Google sobre do que se trata o erro e como resolver.

Problemas na partição

Por vários motivos pode acontecer de arquivos essenciais para o funcionamento do Windows serem corrompidos. Isso impede que o computador inicialize. Infelizmente, nesses casos, só há duas soluções. A primeira é tentar restaurar o sistema pelo DVD de instalação. Mas isso quase nunca funciona.

O meio mais eficaz é formatar a partição e reinstalar o sistema para restaurar os arquivos que foram corrompidos.

Erros no registro do Windows

Com o uso do Windows e a constante instalação e desinstalação de programas e aplicativos, o registro do sistema operacional acaba sendo modificado diversas vezes. O registro, que nada mais é do que o banco de dados, quando sofre muitas modificações, invariavelmente pode apresentar erros e inconsistências.

Para corrigir o registro do Windows é necessário usar programas especializados, como o CCleaner e o TuneUp Utilities.

Problemas com vírus

Alguns vírus são programados para, simplesmente, reiniciarem o seu computador de tempos em tempos. Desta maneira, pode acontecer do seu computador estar com todos os componentes de hardware funcionando normalmente, mas mesmo assim ele reiniciar sem motivo aparente.

A nossa sugestão é que você instale um bom programa antivírus e faça uma varredura completa em seu PC. Há grandes possibilidades de você encontrar alguns vírus em sua máquina. A maioria dos programas antivírus conseguem eliminar esses vírus sem maiores problemas.

Por que meu computador está reiniciando sozinho? Comente no Fórum TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.