O Doodle Google de hoje faz uma homenagem aos Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, que completam 120 anos nessa quarta-feira (6). A referência consiste em quatro imagens diferentes que remetem aos padrões artísticos da época e mostram algumas cenas marcantes daquela edição das Olimpíadas: maratona, levantamento e arremesso de peso, além da ginástica. A lembrança da data pelo Google é importante, já que em agosto, o Rio de Janeiro será a sede olímpica pela primeira vez na história.

Veja as tecnologias que serão lançadas para as Olimpíadas de 2016

O Doodle dos 120 anos da primeira Olimpíada moderna, que ocorreu em Atenas, na Grécia, está no ar em países de todas as regiões do planeta. Para ver cada uma das variações de imagens do Doodle, basta atualizar a página do Google.

Doodle do Google presta homenagem à realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, há 120 anos (Foto: Divulgação/Google)

Sobre o Doodle, o Google diz que “os jogos de 1896 incluíram nove esportes diferentes e 43 competições. A mais importante foi a maratona, que teve o maior número de atletas do mundo até então. Igualmente importante foi o vencedor da corrida, Spyridon “Spyro” Louis”, até hoje o único atleta grego campeão no atletismo e herói nacional entre os gregos”.

A história dos jogos olímpicos

Os jogos olímpicos são um evento mundial, realizado a cada quatro anos, sempre em uma cidade importante do mundo. Os Jogos são uma celebração do esporte, já que reúnem atletas de todas as partes do planeta, em competições e modalidades esportivas de diversos tipos: há desde os tradicionais atletismo, natação e ginástica a esportes menos conhecidos, como tiro, badminton e iatismo.

Costuma-se dizer “jogos da era moderna”, porque na antiguidade existiam Olimpíadas, que eram realizadas sempre na cidade de Olímpia, na Grécia antiga, a cada quatro anos. Naquela época, os jogos iam além do aspecto esportivo, uma vez que além de competições, existiam celebrações para louvar Zeus, o deus dos deuses na mitologia grega. Guerras e o enfraquecimento da civilização grega acabaram causando o fim das Olimpíadas da Antiguidade.

Estádio Panatenaico, construído em 536 a. C., foi sede competições olímpicas de duas olimpíadas: 1896 e 2004, ambas em Atenas (Foto: Domínio Público)

Em 1896, o francês Barão de Coubertin conseguiu fazer com que a sua ideia de recriar as Olimpíadas como forma de celebração da paz e do esporte, pratica que começava a se tornar importante na sociedade da época, saísse enfim do papel: foram realizadas os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna no berço de tudo: a cidade de Atenas.

Hoje, existem os Jogos Olímpicos de verão, as Paralimpíadas e os Jogos Olímpicos de Inverno. As Olimpíadas de Verão são o tipo que será realizado no Rio. As Paralimpíadas são a versão dos Jogos para atletas com deficiências, e os jogos de inverno envolvem esportes praticados em regiões mais frias do globo, como bobsled, curling e esqui, que exigem gelo ou neve.

Qual foi o melhor Doodle da história do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Olimpíadas do Rio de Janeiro

Em 2016, com a realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, o

... Brasil se torna sede do evento pela primeira vez na história. As competições terão início em 5 de agosto e se encerram no dia 21 do mesmo mês, com direito às enormes cerimônias de encerramento e abertura.
Jogos do Rio terão 42 modalidades diferentes, cinco das quais são novidade (Foto: Reprodução/Rio2016)

Nos Jogos Olímpicos do Rio, serão 42 modalidades olímpicas diferentes, entre as quais cinco inéditas: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre a grama e rugby são as novidades promovidas pelo Brasil entre os esportes olímpicos. Ao todo, serão 10.500 atletas de 206 países, disputando 306 provas com medalhas.

Além das Olimpíadas, o Rio de Janeiro também será sede dos Jogos Paralímpicos, que envolvem atletas do mundo todo portadores de algum tipo de deficiência física ou mental. As Paralimpíadas contam com 22 competições diferentes e serão realizadas entre 7 e 18 de setembro.

Interessados em curtir a festa do esporte podem adquirir ingressos para uma série de competições. As entradas podem ser adquiridas via Internet, no site oficial do evento, com preços que começam nos R$ 20.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conheça a história dos Doodles:

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.