Infelizmente, há sites que exibem anúncios que usam botões falsos de download para induzir usuários a clicarem em propagandas. Felizmente, o Google não concorda com isso e, a partir de agora, vai alertar os internautas quando acessarem páginas que adotam esta prática. Este recurso foi integrado ao Safe Browsing, a função que bloqueia o acesso a conteúdo duvidoso, que, a partir de agora, também vai detectar ameaças em conteúdo incorporado, como anúncios.

Google Maps mostra trânsito em tempo real; saiba com ver no PC  

Na prática, o Google quer identificar dois tipos diferentes de golpes, conhecido como “engenharia social”. O primeiro são os botões falsos de download, que incluem recursos que simulam alertas do próprio navegador para a necessidade falsa de baixar algum complemento e exibir conteúdo.

Google entra na guerra contra o Zika vírus (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O segundo golpe, são os botões que induzem aos usuários a baixar um determinado plugin ou extensão, como o Flash, mas na verdade os leva para um site diferente. Outros anúncios que o Google passou a considerar perigosos são os que pedem dados dos usuários em formulários que, normalmente, só seriam compartilhados com entidades confiáveis em situações específicas, como senhas, outras credenciais de acesso ou aconselhar uma ligação para suporte técnico.

Safe Browing do Google vai informar tentativas de roubar dados de us
... uários (Foto: Reprodução/Google)

Segundo a gigante de buscas, a iniciativa é mais um passo para proteger os usuários de conteúdos perigosos. “Nossa luta contra software indesejado e engenharia social está apenas começando. Nós vamos continuar a melhorar a proteção do Safe Browsing para ajudar mais pessoas a ficarem seguras online”, explica o membro da equipe do Safe Browsing, Lucas Ballard.

Via Google

Qual aplicativo de mapas é melhor? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.