Diversos clássicos da década de 1990 ganharam versões para computadores e consoles atuais, uma forma de apresentar para as novas gerações games que revolucionaram a indústria e marcaram época. Na lista a seguir, conheça títulos que nasceram originalmente na década de 1990, mas podem ser jogados hoje em consoles – alguns até em celulares – e computadores atuais.

Grim Fandango (1998) – PlayStation 4, PlayStation Vita, Windows, Mac, Linux, Android

Um dos grandes clássicos do gênero aventura com mecânica apontar e clicar, Grim Fandango saiu em 1998. Curiosamente, o jogo foi fracasso de vendas e crítica, mas lentamente se consolidou como uma referência entre os games de aventura.

Grim Fandango ganhou nova versão com gráficos e som aprimorados (Foto: Divulgação/Double Fine)

Essa pós-vida despertou uma saudade muito grande nos fãs que jogaram Grim Fandango no fim dos anos 1990 – e que, muitos anos depois, estavam em cargos importantes de empresas como a Sony. Eles trouxeram Grim Fandango de volta com gráficos remasterizados, opções de jogar o game em aspecto 16:9 das telas atuais e vários extras, como comentários da equipe original que desenvolveu o jogo.

Another World (1991) – PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo WiiU, 3DS, PlayStation Vita, iOS, Android, Windows Mobile, Windows, Mac e Linux

A ideia de considerar games uma arte já foi bastante polêmica, e Another World é um título simbólico nessa discussão – foi um dos primeiros videogames a integrar o Museu de Arte Moderna de Nova York.

Another World é um dos grandes clássicos dos anos 1990 disponíveis em hardware atual (Foto: Divulgação/Microsoft)

A versão resmaterizada de Another World surgiu em 2011 para comemorar os 20 anos do game, e se multiplicou em diversas plataformas nos anos seguintes.

Resident Evil (1996) – PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Windows

Em janeiro de 2015, o primeiro Resident Evil ganhou a versão para os consoles mais recentes. Batizada de Resident Evil HD Remaster, a edição aprimora bastante o título original.

Resident Evil HD Remaster dá ao primeiro game da série gráficos e gameplay atuais (Foto: Reprodução/YouTube)

O jogo de terror apresenta o capítulo num formato de qualidade: gráficos com resolução Full HD (1080p), som em 5.1 canais, aspecto redimensionado para 16:9 e novos controles, muito superiores ao padrão usado no jogo original.

Homeworld (1999) – Windows e Mac

Homeworld é um jogo muito importante na história do gênero de estratégia – foi o primeiro deles a oferecer jogabilidade em um ambiente tridimensional e em tempo real. Embora anúncios tenham sido feitos sobre lançamentos em outras plataformas, Ho

... meworld HD, assim como o jogo original, é exclusivo nos computadores, via Steam.
Game de estratégia em tempo real se beneficia dos novos gráficos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A nova versão ganhou qualidade com texturas de maior resolução, novos efeitos gráficos, sons e cenas refeitas com suporte para resolução 4K. Todas essas melhorias deixam a experiência de comandar as frotas de naves de Homeworld muito mais interessante do que aquilo que era possível no fim da década de 1990, período de infância das placas de vídeo para games.

Super Star Wars (1992) – PlayStation 4, PlayStation Vita

O novo filme da saga nas telonas deu início ao resgate de produtos vinculados ao universo de Star Wars, e com os games não foi diferente. Vários lançamentos, alguns muito bons, ganharam novas versões para acompanhar a chegada do filme aos cinemas e de Star Wars: Battlefront.

Super Star Wars é um elogiado game do SNES disponível nos consoles da Sony (Foto: Divulgação/Disney)

A lista é grande, mas um destaque é Super Star Wars, jogo originalmente lançado em 1992 para Super Nintendo. A reedição para os consoles da Sony tem troféus, placar de líderes e suporte para salvar o jogo.

Wings! (1990) – Windows, Mac, Android, iOS

Wings! marcou época ao trazer uma experiência que unia elementos de jogabilidade típicos de jogos de simulação de voo e outros, mais ligados ao arcade. A mescla foi boa, e o game de combate aéreo ambientado na Primeira Guerra Mundial conseguiu agradar aos dois públicos.

Wings! mistura elementos de simulação com arcade em combates aéreos da Primeira Guerra (Foto: Divulgação/Steam)

Em 2013, depois de uma campanha de sucesso no Kickstarter, uma versão remasterizada do clássico chegou com gráficos melhorados, som de maior qualidade e controles completamente redesenhados.

Day of the Tentacle (1993) – PlayStation 4, PlayStation Vita, Windows, Linux, Mac

Assim como Grim Fandango, Day of the Tentacle é um game de aventura da Lucas Arts. No título, o jogador precisa impedir que um tentáculo maligno domine o mundo.

Day of the Tentacle é game de aventura de apontar e clicar (Foto: Divulgação/Double Fine)

A versão remasterizada de Day of the Tentacle conta com o mesmo aspecto 2D do jogo original, mas com novos cenários e personagens em resoluções muito superiores àquelas possíveis em 1993. Assim como Grim Fandango, a versão atualizada do game é tecnicamente superior à original.

GoldenEye 007 (1997) – Nintendo Wii, Nintendo DS, PlayStation 3, Xbox 360

Muito mais do que uma simples remasterização, GoldenEye 007 é praticamente um novo jogo. O título original, lançado para Nintendo 64, revolucionou os games de tiro em primeira pessoa nos consoles.

GoldenEye 007 Reloaded é mais que um simples remaster do clássico do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube)

007 Goldeneye Reloaded, a nova versão lançada em 2010, tem gráficos muito mais realistas e um design de fases melhor do que o aplicado na versão original. Além disso, o James Bond é o ator Daniel Craig, em vez de Pierce Brosnan, que emprestou voz e aparência ao GoldenEye original.

Castle of Illusion starring Mickey Mouse (1990) – PlayStation 3, Xbox 360, Windows, Mac, Windows Phone, iOS, Android

Desenvolvido originalmente pela Sega para o Mega Drive, “o jogo do Mickey” marcou época pela sensação 3D dos cenários. O game de plataforma apresentava gráficos muito bonitos para a época algo que, somado com o carisma do personagem, fez do jogo um grande sucesso no começo da década de 1990.

As aventuras de Mickey Mouse ficaram melhores com novos gráficos, dublagem e narração (Foto: Reprodução/YouTube)

A nova versão de Castle of Illusion tem como novidade uma trilha sonora completamente refeita, mas também há como jogar com a trilha em MID 16 bits original. Além disso, para facilitar a compreensão da história, o game é narrado, e Mickey passa a ter sua voz presente durante todo o gameplay – recursos impossíveis no Mega Drive.

Killer Instinct (1994) – Xbox One

Versão arcade do primeiro Killer Instinct pode ser jogada no Xbox One (Foto: Divulgação/Microsoft)

O primeiro jogo da série, lançado na forma de arcades e Super Nintendo, ganhou uma versão para o Xbox One. O pacote Ultra Edition do novo Killer Instinct conta com uma versão remasterizada do jogo original para arcades.

Oddworld: New ‘n’ Tasty! (1997) – PlayStation 4, PlayStation 3, PlayStation Vita, Xbox One, WiiU, Windows, Mac, Linux

Oddworld: New ‘n’ Tasty! é um remake do original Oddworld: Abe’s Oddysee, grande sucesso do PlayStation One. Por ter sido basicamente refeita do zero, a versão ganhou um novo nome.

Oddworld: New 'n' Tasty! é uma releitura de Oddworld: Abe's Odysee, do PSOne (Foto: Divulgação/Just Add Water)

A medida não é exagerada, já que, a exemplo de GoldenEye 007, o jogo tira proveito de todas as tecnologias atuais para apresentar gráficos, sons e jogabilidade contemporâneas. De resto, o game conta a mesma aventura.

Qual jogo você gostaria de ver remasterizado em HD? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.