Dirt Rally e Sébastien Loeb Rally Evo são os dois grandes simuladores de rally disponíveis para PS4, Xbox One e PC. Embora sejam títulos com propostas semelhantes, Dirt Rally proporciona uma experiência mais realista e desafiadora, enquanto Loeb Rally Evo se destaca pelos variados modos de jogo e campanha histórica. Confira o comparativo para saber qual é o simulador de corridas off-road mais completo:

Leia a análise completa de DiRT Rally

Jogabilidade 

Ambos apresentam uma jogabilidade mais voltada à simulação, porém há pequenas diferenças entre eles. Sébastien Loeb Rally Evo permite que o jogador utilize um recurso para voltar no tempo após uma curva mal feita, enquanto Dirt Rally penaliza o usuário quando o veículo cai para fora da pista ou colide em alta velocidade com algum objeto do cenário.

Dirt Rally traz jogabilidade refinada e mecânicas complexas (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

O novo jogo da Codemasters, Dirt Rally, também exige que o piloto dirija de maneira cuidadosa, pois o carro que sofre danos consideráveis não é capaz de chegar ao final do trajeto. Os pneus podem estourar e as partes mecânicas do veículo podem quebrar em colisões e curvas acentuadas.

Sébastien Loeb Rally Evo é, sem dúvida, mais acessível em termos de jogabilidade, justamente por oferecer assistências durante as disputas. No entanto, Dirt Rally é quem tem a melhor física, visto que seus veículos têm características únicas que interferem diretamente na dirigibilidade.

Os dois títulos são conduzidos pela voz do co-piloto, que serve para ajudar a guiar e alertar o condutor sobre terrenos, obstáculos e curvas perigosas. Em Sébastien Loeb Rally Evo, a vantagem é que Milestone resolveu adaptar as frases ao nosso idioma, o que facilita bastante o entendimento do jogador que não domina o idioma estrangeiro.

Sébastien Loeb Rally Evo: jogabilidade é mais acessível, mas sofre com física imprecisa (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Mesmo mais acessível por conta das auxílios in-game, Sebastien Loeb Rally Evo não consegue alcançar o nível de realismo de Dirt Rally em termos de jogabilidade. Diferentemente da dirigibilidade refinada de Dirt Rally, a física de Loeb Rally Evo acaba sendo muitas vezes imprecisa (os comandos não respondem tão bem) e pesada demais.

Gráficos

Visualmente falando, os dois títulos abusam da capacidade de hardware das plataformas da nova geração. O nível de detalhes dos veículos é de cair o queixo em ambos os games, mas existem diferenças consideráveis na parte técnica e nos ambientes.

Dirt Rally se mantém estável a 60 fps em boa parte do gameplay nos consoles e PC. No caso de Sébastien Loeb Rally Evo, é possível notar algumas oscilações na taxa de quadros, embora isso não esteja tão explícito durante a jogatina. A visão de dentro do cockpit em Rally Evo também deixa a desejar, tendo em vista que há poucos elementos no painel.

... ttp://s2.glbimg.com/c-OyQGGi5I_EBo2jTpRxH8l2ksk=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/11/sebastien-loeb-rally-evo-demo-mexico_20160410130141.jpg" width="695">Sébastien Loeb Rally Evo: game tem gráficos caprichados, porém deixa a desejar na câmera interior (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Os efeitos de iluminação de Dirt Rally, bem como a densidade das vegetações, sombras e efeitos visuais – variam de acordo com o tipo de terreno –, são superiores. Não se engane: apesar de Dirt Rally ser tecnicamente melhor, os dois jogos se destacam no aspecto visual.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Modos de jogo e veículos

O modo carreira de Dirt Rally facilita para os jogadores pouco familiarizados com jogos de corrida off-road. Isso porque o nível de dificuldade é elevado gradualmente de acordo com o progresso e tipos de veículos adquiridos.

No início, os carros à disposição são mais lentos e fáceis de controlar, dando tempo suficiente para que o usuário possa se adaptar às mecânicas de jogabilidade. Além disso, no modo carreira você terá que gerenciar uma equipe de profissionais qualificados que podem trazer habilidades e melhorias para aperfeiçoar o desempenho dos mais de 40 veículos jogáveis.

Dirt Rally conta com robusto modo carreira (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Em Dirt Rally, o jogador percorre mais de 70 estágios divididos entre regiões conhecidas de Monte Carlo, País de Gales e Grécia. Há desafios online diários, semanais e mensais atualizados constantemente com uma série de novos objetivos, além de conteúdo oficial do campeonato FIA World Rallycross.

Ainda é possível criar ligas únicas para jogar contra os amigos em partidas privadas ou se aventurar no modo multiplayer em eventos personalizados configurados por outros usuários. Em termos de conteúdo, felizmente não há do que reclamar.

No caso de Sébastien Loeb Rally Evo, o número de veículos na garagem é mais generoso –são 58 modelos de diferentes épocas separados em categorias únicas. Apesar de ter menos trajetos em comparação a Dirt Rally, a variedade de circuitos é maior, com desafios na Itália, Austrália, Suécia, Finlândia, Monte Carlo e País de Gales.

Dirt Rally: ambientes noturnos estão presentes em ambos os jogos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Além de um tradicional modo carreira onde o jogador pode comprar carros de acordo com as vitórias acumuladas nas competições, o game ainda oferece uma modalidade histórica sob a perspectiva do icônico piloto francês Sébastien Loeb. É possível reviver os principais momentos da carreira do campeão em disputas memoráveis conduzidas por materiais exclusivos em vídeo.

O componente online de Rally Evo possibilita correr contra outros jogadores do mundo todo simultaneamente em campeonatos personalizados, algo parecido com o multijogador de Dirt Rally. Ainda que os dois grandes simuladores da nova geração estejam bem servidos com bastante conteúdo, Sébastien Loeb Rally Evo traz modos robustos e variados.

Conclusão

Dirt Rally se sobressai com gráficos mais detalhados, desempenho técnico melhor e jogabilidade complexa e refinada, enquanto Sébastien Loeb Rally Evo traz um modo carreira histórico, mais veículos e circuitos em diferentes lugares do mundo.

Não há dúvidas de que Dirt Rally e Sébastien Loeb Rally Evo são os melhores simuladores de corridas off-road disponíveis atualmente. Ambos agradam os fãs da modalidade, mas Dirt Rally consegue largar na frente pelo quesito diversão.

Qual é o melhor título de corrida dos games? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.