O Google ainda não liberou um cliente específico para Google Drive em sistemas Linux. Com isso, alguns aplicativos foram desenvolvidos para ocupar esse espaço, possuindo alternativas que oferecem recursos, interfaces gráficas e sincronização em tempo real. Também há apps mais simples, que exigem conhecimento com o Terminal e outros aspectos dos sistemas baseados em Linux. Na lista a seguir, você vai conhecer cinco clientes para usar Google Drive no Ubuntu e em distribuições Linux.

Como visualizar fotos e vídeos do Drive no Google Fotos

InSync

Com versões para Linux, o InSync é um cliente para Google Drive que permite sincronizar várias contas do serviço num mesmo computador. Similar aos aplicativos oficiais de serviços da nuvem, o InSync permite que você defina uma pasta específica do sistema para sincronização.

InSync permite sincronizar mais de uma conta do Google Drive no mesmo computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Mas depois de 15 dias de uso em caráter de testes, o usuário é obrigado a pagar para continuar usando o InSync. No plano mais simples, são US$ 25 para a contratação do serviço em caráter definitivo. 

overGrive

Com a vantagem de ser em português, o overGrive garante acesso e sincronismo ao Google Drive. A ferramenta tem suporte a diversas distribuições Linux e se destaca por permitir a conversão de documentos para formatos que podem ser facilmente editados via Google Docs. Depois de um período de 15 dias, o usuário precisa pagar para ativar o serviço: US$ 4.99.

overGrive oferece interface gráfica e sincronismo com o Google Drive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

RClone

RClone suporta o Google Drive e outros serviços, como Amazon S3 e Dropbox. Cheio de recursos, o RClone permite sincronismo total entre nuvem e PC, mantendo as duas pontas sempre atualizadas. Gratuito, o aplicativo é funcional, mas pode assustar iniciantes, já que roda integralmente no Terminal.

RClone permite sincronização de pastas de forma automática, é gratuito, mas roda no Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Grive2

Grive é um cliente que permite configurar uma pasta para sincronização entre o Google Drive e o computador: todo conteúdo do serviço fica disponível em uma pasta escolhida pelo usuário. O Grive2 roda no Terminal, algo que pode ser desinteressante para alguns usuários. Além disso, o aplicativo apresenta outra limitação: não há sincron

... ismo automático entre nuvem e PC, obrigando o usuário a sempre atualizar manualmente.
Grive2 roda no Terminal e não possibilita a sincronização automática (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Drive

O Drive funciona como um cliente para upar e baixar arquivos do Google Drive. Suas funcionalidades são limitadas, já que o aplicativo roda apenas no Terminal e não há nenhum tipo de recurso de sincronismo entre o app e o Google Drive.

Limitado, o Drive é uma opção para usuários mais avançados que, ao usar o computador, precisam ocasionalmente de algum arquivo presente na nuvem. O Drive é apenas uma forma de evitar usar o navegador para acessar o Google Drive.

Mais simples, Drive também funciona via Terminal e não tem nenhum tipo de sincronismo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

SendSpace, Google Drive ou Dropbox? Comente no Fórum TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.