Se você é o tipo de pessoa que perde mais tempo no Facebook do que deveria, vai adorar o Focusbook. A extensão para o Google Chrome monitora a sua atividade na rede social, exibindo notificações periódicas para que os usuários se lembrem do motivo pelo qual estão no site e voltem a se concentrar em suas tarefas imediatamente. E, caso eles não entendam o recado, o acesso à plataforma é bloqueado temporariamente como forma de "castigo".

Facebook muda feed para favorecer sites que você lê com mais frequência

Plugin para o Chrome força usuário a parar de usar o Facebook e se concentrar em suas tarefas (Foto: Reprodução/João Kurtz)

O Focusbook aparece como uma camada azul toda vez que o usuário abre a página principal do Facebook. Junto a ela existe uma caixa de texto onde é possível colocar o motivo pelo qual se está visitando a rede social. Em seguida, o acesso é liberado por um tempo, no qual é possível concluir esta tarefa.

Quando este tempo se esgota, uma nova camada é exibida para lembrar o internauta sobre o motivo que o levou à plataforma e o lembrando que existem outros trabalhos a serem cumpridos. Junto a ele está um botão que permite mais cinco minutos de uso, como se fosse a função soneca de um despertador comum.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma das formas mais óbvias de enrolar o sistema seria ignorar o aviso, que ocupa cerca de um quarto da tela apenas e usar o restante para ver as atualizações, mas até esta possibilidade foi levada em conta na criação da extensão. Caso o usuário a ignore por muito tempo, a camada começa a crescer, até ocupar toda a tela. Todos os botões do Facebook, com o tempo, ficarão oc

... ultos atrás dela, onde não podem ser clicados, bloqueando o acesso a notificações e chats.

O criador do Focusbook, o programador Yonah Forst, alerta que o sistema pode apresentar bugs. “Eu descobri que estes problemas incômodos tornam o sistema mais eficiente, então eu vou deixá-los assim por enquanto”, disse.

Via The Next Web e Chrome

Como ficar com status invisível no Facebook pelo celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.