Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, criaram um novo tipo de câmera fotográfica, cujas lentes, que podem ser dobradas, têm a espessura de folhas de papel. Essas duas características permitem que essas lentes sejam moldadas e fixadas a objetos.

Descubra qual é o melhor tipo de lente para suas fotos

Além disso, as lentes criam condições para que o campo de visão de uma área a ser fotografada seja alterado simplesmente sendo dobrada e flexionada. De acordo com os cientistas, a intenção é permitir que qualquer superfície capture imagens.

As lentes criadas pelos cientistas funcionam em conjunto. Quando o material é dobrado, as lentes alteram o campo de visão e permitem a captura de fotos mais abertas, ou mais fechadas – dependendo da intensidade da torção. Em testes, os pesquisadores observaram que a câmera capturava campos mais amplos conforme o ângulo de torção da lente aumentava, tudo isso sem problemas de serrilhamento e artefatos.

Lentes são dispostas em material feito de silicone (Foto: Divulgação/Universidade de Columbia)

Em resumo, é como se você pudesse curvar a lente da sua câmera: ao aumentar a curvatura, a distância focal da lente mudaria, permitindo que ela “enxergasse” uma área maior e, consequentemente, permitindo uma fotografia mais aberta. Pelo contrário, ao diminuir a curva, a lente fica mais focada e o campo de visão diminuir proporcionalmente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para montar a câmera em si, foi usada uma rede de 33 lentes feitas com silicone. Para regular a abertura, em outra camada, uma camada de nylon. Uma Nikon D90 foi colocada na sequência para registrar as imagens capturadas a partir das lentes feitas de silício e nylon.

O vídeo abaixo dá uma ideia de como tudo funciona:

... rc="//www.youtube.com/embed/Q_Ve0XPVdTc">

Trata-se de uma pesquisa em estágios iniciais e a perspectiva de lentes e câmeras que podem se moldar a qualquer superfície é ainda uma promessa do futuro. Os pesquisadores da Universidade de Columbia pretendem desenvolver detectores e outros instrumentos que refinem o uso do protótipo.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

Via Columbia



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.