A segurança no WhatsApp se tornou uma obsessão, a ponto de os criadores do aplicativo anunciarem a criptografia ponta a ponta no início de abril. O recurso traz mais privacidade, pois mesmo que as mensagens sejam interceptadas, não será possível visualizar os textos, fotos, áudios e vídeos. Para ter uma proteção extra, cerca de 1,1 milhão de brasileiros também colocaram senha no mensageiro.

Criptografia no WhatsApp funciona mesmo sem verificar código de segurança

A informação diz respeito exclusivamente à função "Cofre", presente no aplicativo de segurança PSafe Total para Android. O recurso permite adicionar um desenho ou uma combinação alfanumérica para destravar o WhatsApp.

Criptografia não é suficiente para usuários, segundo pesquisa da PSafe (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo a empresa brasileira PSafe Tecnologia, responsável pelo app, não houve alteração significativa no número de adeptos da senha para bloquear o WhatsApp, mesmo com a chegada da criptografia. Além deste aplicativo, existem outros que oferecem recurso similar – como o WhatsApp Lock, o Lock for WhatsApp e o WhatsLock.

Brasileiros estão mais cuidadosos

Dois em cada três adeptos da função Cofre utilizaram o recurso para proteger o WhatsApp, de acordo com o relatório referente ao uso no Brasil.

O mensageiro instantâneo é o que tem o maior índice de proteção, superando outros apps famosos e muito usados, como o Facebook, Facebook Messenger e até mesmo o Gmail.

Como usar o PSafe Total para proteger o WhatsApp

A senha para proteger aplicativos pode ser bastante útil. Se você se interessou pelo recurso, veja abaixo um tutorial de como bloquear o WhatsApp com senha. O mesmo procedimento pode ser aplicado a outros apps instalados no smartphone com Android.

Passo 1. Vá até a página do PSafe Total no TechTudo Downloads e baixe o aplicativo para seu celular Android.

Passo 2. Abra o aplicativo PSafe Total e, na primeira tela, toque em “Iniciar”. Você verá um breve tutorial de como usar o aplicativo, basta ir tocando em “Continuar” em cada uma das telas.

Iniciando o app PSafe Total (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Após terminar o tutorial, volte para a tela inicial tocando na seta que aponta para a esquerda. Em seguida, toque na aba “Ferramentas”.

... encar/TechTudo)" height="613" src="//s2.glbimg.com/3i9bijfcB_XFpbwfMOvCWCn5RNM=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/26/screenshot_20160426-082437-horz.jpg" width="695">Acessando as ferramentas do PSafe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Como funciona o "Verificar código de segurança" no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Passo 4. Uma vez em “Ferramentas”, role a tela para baixo até ver a seção “Privacidade”. Toque em “Cofre” logo em seguida.

Acessando a função Cofre (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 5. Na tela inicial da função “Cofre”, toque no botão “Ativar agora”. Após um breve carregamento, você verá uma lista dos apps que podem ser protegidos com uma senha adicional.

Ativando a função Cofre (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 6. Procure pelo WhatsApp na lista e toque na chave seletora para ativar a função. Agora escolha o tipo de senha que você quer usar. A “Padrão” é onde você faz um desenho ligando os pontos na tela do celular. Na “Numérica”, você usa apenas números.

Escolhendo o tipo de senha (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 7. Agora é só definir a sua senha, seja ela Padrão ou Numérica e, ao fim do processo, tocar em “Concluir”.

Criando a senha de proteção (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 8. Desmarque a opção “Ativar Proteção Avançada” antes de tocar em "Concluir".

Terminando o processo de criação da senha (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 9. Na tela seguinte toque em “PSafe Total” e ative a opção “Permitir acesso de uso”.

Ative a opção "Permitir acesso de uso" (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 10. Você verá agora que a proteção do WhatsApp está habilitada. Sempre que você for acessar o aplicativo, ele pedirá a senha que você configurou.

WhatsApp protegido por senha (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Agora o seu WhatsApp estará ainda mais protegido. Mesmo que alguém pegue o seu celular, ele não poderá ler as suas conversas, já que não tem a senha do aplicativo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.