O Dia do Trabalho 2016, ou Dia do Trabalhador, recebeu uma homenagem do Doodle Google em comemoração ao 1º de maio, que acontece neste domingo. A ideia é celebrar a Confraternidade Universal das Classes de Trabalhadores que é festejada em muitos países do mundo, como nos Estados Unidos, Portugal e no próprio Brasil, onde é feriado nacional.

iPhone SE ou Moto X Play: conheças vantagens e desvantagens dos celulares

Para o Labor Day, como é chamado o Dia do Trabalho em inglês, o Google transformou o visual do buscador. A homenagem também aconteceu em 2015 e nos anos anteriores. Neste primeiro de maio, a palavra “Google” é formada com a imagem de vários trabalhadores, como um mecânico, um encanador, um mestre de obras, um soldador e uma marceneira.

Doodle de 1º de Maio de 2016 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

História do dia 1º de Maio

Há exatamente 130 anos, no dia 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores se reuniram nas ruas de Chicago, Estados Unidos, para reivindicar melhores condições de trabalho. Naquela época, a jornada de trabalho era de 13 horas e os manifestantes queriam redução da carga horária para 8. A paralisação culminou em uma greve geral.

Os acontecimentos seguintes da greve foram marcados por muitos conflitos e mortes. No dia 3 de maio, aconteceram os primeiros conflitos com a polícia, que resultaram na morte de três trabalhadores. Em retaliação, no dia seguinte, uma bomba foi colocada no local onde os policiais estavam posicionados. Ao explodir, ela matou um agente na hora e feriu outros sete, que morreram poucas horas depois. A reação instantânea da força policial foi revidar atirando contra a grande massa de trabalhadores. 12 deles foram mortos e dezenas ficaram feridos.

Os oito trabalhadores que estavam à frente das manifestações foram presos acusados de envolvimento com a bomba, mesmo sem haver prova nenhuma que os conectasse a esse fato. No final, cinco deles foram condenados à morte por enforcamento, um deles cometeu suicídio antes da sua execução. Os outros três foram condenados à prisão perpétua. Em 1893 o governador de Chicago considerou os oito acusados inocentes e os trabalhadores foram soltos. 

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Nos anos que seguiram às manifestações de 1886, todo 1º de maio foi marcado por manifestações e reivindicações. Em 1889, a Internacional Socialista, uma organização internacional socialista, se reuniu em Paris e decidiu lutar todos os anos pela redução da jornada de trabalho. Em 1891, uma nova manifestação terminou em morte, desta vez na França. Dez trabalhadores foram assassinados pela polícia. Em 1919 a redução de 13 para 8 horas de trabalho foi finalmente conquistada e o dia 1º de maio foi declarado feriado nacional na França.

Em Chicago, nos dias de hoje, há um monumento em homenagem aos mártires que morreram enforcados em meados de maio de 1886. Na base da escultura lê-se: “Chegará o dia em que nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam”.

Dia do Trabalho no Brasil

... etúlio Vargas foi quem começou a celebrar o Dia do Trabalhador (Foto: Wikimedia Commons))" width="695">Dia do trabalho no Brasil é marcado por diversas conquistas da classe (Foto: Wikimedia Commons)

No Brasil, historiadores afirmam que a data já é celebrada desde o ano de 1895. Entretanto, ela só foi reconhecida oficialmente como feriado em setembro de 1925, após decreto do então presidente Artur Bernardes. A data também foi significativa no Brasil em outras ocasiões. Em 1º de maio de 1940, por exemplo, foi instituído o salário mínimo durante o governo de Getúlio Vargas. E no dia 1º de maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a proteger o direito dos trabalhadores.

Doodle do dia do Trabalhador já é tradição

Todo ano a Google elabora um Doodle para celebrar esta importante data. Em 2015, por exemplo, a palavra “Google” foi formada por várias ferramentas de trabalho, como luvas, trenas e outras ferramentas. Em 2012 vimos um trabalhador carregar o letreiro com a palavra Google.

Outros doodles de 1º de Maio (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Dia das mães em outros lugares

Apesar de ser uma data extremamente significativa, não é em todos os lugares do mundo que o Dia do Trabalho é comemorado. Em outros países, como Espanha, Portugal e Lituânia, é comemorado o Dia das Mães. A data é festejada em outra ocasiões no Brasil e em outros países.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conheça a história dos Doodles do Google; vídeo











>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.