O BitLocker é a ferramenta de criptografia da Microsoft, disponível no Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. O recurso permite encriptar o disco rígido do computador, protegendo os documentos e arquivos contra o acesso não autorizado. Ao ativar, o sistema codifica as informações e impede que hackers façam uso delas sem inserir a chave definida pelo usuário. A partir do Windows 7, a Microsoft incluiu a funcionalidade BitLocker To Go, que é capaz de proteger unidades de dados externas, como pendrives e HDs portáteis.

O que é Bitcoin Miner?

Entenda o que é BitLocker (Foto: Divulgação/FISL)

O que é e como funciona a criptografia?

A criptografia é um conjunto de técnicas para impedir o acesso não autorizado a determinados dados. Transformam-se informações em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido, que só pode ser ‘lido’ com a chave de decriptação. Além disso, ela garante a integridade de arquivos, detectando modificações de dados.

A criptografia da unidade de disco com o BitLocker impede que usuários não autorizados violem a proteção dos dados do Windows em computadores perdidos, roubados ou desativados de maneira inadequada. Todos os arquivos do usuário e do sistema são criptografados, incluindo arquivos de swap e de hibernação.

Novos arquivos passam pela encriptação de forma automática. No entanto, se você copiar esses arquivos para outra unidade ou outro computador, eles são descriptografados automaticamente.

Como investir em Bitcoins e por quê? Veja no Fórum do TechTudo.

Quais versões do Windows suportam o BitLocker?

O BitLocker não está disponível em todas as versões do Windows e para todos os computadores.

No Windows Vista, por exemplo, é preciso possuir a versão Ultimate, Business ou Enterprise e é necessário ter um chip TPM instalado no PC.

No Windows 7, o recurso está presente nas versões Ultimate e Enterprise, e não é necessário um chip TPM para obter a encriptação do HD. Nesse caso, porém, as funções de proteção ficam limitadas.

Para o Windows 8 e 10 é necessário possuir a versão Professional ou Enterprise.

O que é TPM?

O TPM é um chip especial que roda uma autenticação no seu hardware, software e firmware. Se o TPM detecta uma mudança não autorizada, o PC irá reiniciar em um modo restrito para bloquear potenciais ataques. O próprio BitLocker informa se a sua máquina possui esse chip.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como ativar o BitLocker no meu computador?

Os caminhos para ativar o BitLocker são parecidos em todas as versões do Windows. Você pode encontrar a função de três maneiras:

Método 1 – Acesse o “Painel de Controle” do Windows e selecione a opção “Sistema e Segurança”. Em seguida, procure por “Criptografia de unidade de disco BitLocker. Uma nova janela será aberta e nela estarão listadas as unidades de armazenamento do computador e ao lado a opção para ativar o BitLocker. 

... cessando as configurações do BitLocker pelo Painel de Controle no Windows 7. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)" height="451" src="//s2.glbimg.com/5g3hY5kZ4CRrrHmQCvmgXQQkGgc=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/02/bitlocker-sistema-seguranca.png" width="695">Acessando as configurações do BitLocker pelo Painel de Controle no Windows 7. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Método 2 – Vá até o “Meu Computador”, clique com o botão direito sobre o disco que deseja criptografar e depois selecione “BitLocker”.

Acessando as configurações do BitLocker pelo 'Meu Computador' no Windows 7. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Método 3 – Abra o menu iniciar e em seguida pesquise por “BitLocker”. Se o seu sistema e computador forem compatíveis, o resultado correspondente irá aparecer.

Acessando as configurações do BitLocker rapidamente pelo Menu Iniciar no Windows 7. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.