O ICQ é um aplicativo de bate-papo clássico e um dos primeiros a serem criados no mundo, muito antes de você ouvir falar em WhatsApp. Surgiu em 1996 e é pioneiro na técnica de permitir que seus usuários criem contas e conversem entre si individualmente. Desde sua origem, o ICQ passou por várias atualizações que lhe agregaram novos recursos e funções, além de ser expandido para outras plataformas, como Linux e sistemas móveis para celulares.

Aprenda a baixar o som do ICQ no celular

Desde que foi lançado, há 20 anos, o programa continua funcionando sem interrupções. A plataforma possui cerca de 11 milhões de usuários ativos no mundo, mas já chegou a um pico de 100 milhões. Seu nome é um trocadilho com a palavra “I seek you” (Eu procuro você, em português).

ICQ voltou à fama depois de mais de dez anos com versões para smartphones (Foto:Divulgação/ ICQ)

O modelo do ICQ foi construído em código aberto, permitindo que outros clientes que não sejam oficiais, como o Pidgin, também possam usar o protocolo. Vários outros mensageiros que surgiram com o tempo, como o MSN Messenger, se basearam no aplicativo para criar plataformas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O software nasceu antes das redes sociais conquistarem a Internet, o que dificultava a adição de novos contatos. Por isso, possui um sistema que permite encontrar novas pessoas em todo o mundo. Esta pesquisa inclui filtros como idade, sexo e localização, além de sugestões de amigos baseados em interesses comuns. Quando usam este recurso, os usuários não divulgam todas as informações do seu perfil, o que aumenta a segurança e privacidade.

Atualmente, o mensageiro possui versões para Windows, Linux, Mac OS X, Android, iOS (iPhone) e é compatível com outros sistemas operacionais móveis. Apesar da idade, com o passar do tempo, o ICQ foi agregando recursos modernos, como conversas em grupo e envio de fotos - algumas dessas funções o fazem melhor que o WhatsApp.

Memes brasileiros divertem as conversas do ICQ com versão para computador (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

É capaz de faz

... er videoconferências e chamadas de voz através de VoIP, que também funciona bem em conexões lentas, reduzindo o consumo de dados. O sistema também pode fazer conversas em grupos, transferência de arquivos e sincronizar histórico entre diversas versões (o que você vê no PC, vê no celular), garantindo que o usuário possa recuperar conversas a qualquer momento.

O que você acha do Skype substituir o Messenger? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Com 20 anos, ICQ é um dos mensageiros mais antigos do mundo (Foto: Reprodução/ICQ)

Via ICQ



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.