A equipe de pesquisa em inteligencia artificial do Facebook anunciou que está divulgando algumas de suas tecnologias na área. Os códigos são referentes a módulos de aprendizagem profunda e estarão disponíveis em código aberto.

Facebook conhece você melhor que seus amigos e família, diz pesquisa

Ferramentas da rede social estarão disponíveis em código aberto para pesquisadores (foto: Reprodução/Facebook)

O software será disponibilizado na plataforma Torch, um ambiente em código aberto usado para o desenvolvimento de tecnologias referentes ao aprendizado de máquinas. O sistema é muito usado para pesquisas acadêmicas e também por empresas como o Google, Twitter e Intel.

A decisão de abrir o código dos módulos ocorreu para facilitar a pesquisa na área. “O progresso na área de ciência e tecnologia acelera quando cientistas compartilham não somente seus resultados como também ferramentas e métodos. Esta é uma das razões pela qual estamos dispostos a divulgar nossas ferramentas”, explica o engenheiro de software da rede social Soumith Chintala.

De acordo com o Facebook, algumas das ferramentas disponibilizadas são melhores que as padronizadas disponíveis no Torch, o que permitiu que a empresa trabalhasse em redes maiores em menos tempo. Um dos módulos lançados pela rede social, por exemplo, seria capaz de analizar dados e códigos 23,5 vezes mais rapidamente.

O aprendizado profundo é uma tecnologia usada em inteligencias artificiais para que elas possam aprender de acordo com os dados analisados. Um exemplo deste uso é o próprio feed de notícias do Facebook, que precisa aprender o comportamento do usuário para decidir qual conteúdo seria mai

... s relevante para ele.

A divulgação dos códigos não deve afetar o usuário comum da rede social, mas vai ajudar os pesquisadores da área de inteligência artificial. Ainda assim, nada impede que algum programador use a tecnologia em outros aplicativos.

Via The Next Web e Facebook

Qual é sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.