As câmeras de ação estão cada vez mais populares. Conhecidas por fazer fotos e vídeos de ângulos diferentes, com ajuda de diversos acessórios, os aparelhos possuem alguns recursos que muitas vezes não são explorados. Para isso, dez dicas podem ajudar a aproveitar o melhor das action cams. 

DSLR, action cam ou superzoom? Veja qual é a melhor câmera para você

Todas as indicações da lista podem ser feitas nas principais câmeras disponíveis no Brasil, como GoPro Hero 4 Silver, Garmin Virb e Sony Action Cam 4K . Confira todos os pontos e faça usos inusitados do seu gadget. 

1. Experimente novos ângulos 

Câmera posicionada para cima pega o momento do chute em novo ângulo (Foto: Divulgação/GoPro)

O mais comum quando vai se fazer uma imagem é apontar a câmera na altura do rosto, ou prender com um acessório na testa e no peito. No entanto, esses ângulos já são conhecidos. Que tal tentar posicionar o gadget em lugares onde os olhos não alcançam, como no chão com a lente virada pra cima? O ângulo é ideal para capturar imagens de esportes.

2. Tente uma edição de vídeo automática 

Depois das imagens feitas, editar profissionalmente todo o material demanda tempo e paciência. Pensando nisso, aplicativos como Antix podem ajudar. O programa está disponível para Android e iOS e monitora os movimentos dos vídeos combinando um efeito para cada momento, tudo de forma automática.  

3. Chegue perto

A maioria das câmeras de ação traz uma lente grande angular, o que significa que a foto irá captar muito além da direção em que está posicionada. Diante disso, a dica para quando for capturar algo além de um cenário, seja uma selfie ou uma foto de alguém, é ficar perto. Por mais próximo que esteja, acredite, não estará tanto quanto parece. A proximidade trará mais detalhes e deixará a foto em um ângulo ideal, caso contrário, a pessoa parecerá um ponto no meio de todo o fundo.

Fotos tiradas mais de perto podem dar outro tom para a imagem (Foto: Divulgação/GoPro)

4. Limpe a lente 

Já passou pela situação de achar que esta tirando várias fotos legais e quando transferiu as imagens percebeu que o conteúdo ficou cheio de gotas na imagem? Uma dica para isso que ajuda a deixar a lente limpa é usar a língua. Isso mesmo, lamber a lente vai fazer com que as gotas não grudem e você não corra o risco de perder todas as fotos.  

5. Filme em 60 fps

Embora as câmeras de hoje tenham variedades de qualidade, como 4K, 2K e 720p, alguns testes indicam que a melhor opção é 1080p 60 fps. A configuração traz uma boa qualidade de imagem e fluidez ideal. No caso, a filmagem em 4K pode trazer transtornos na hora de transferir e manusear o arquivo, visto que o vídeo fica muito grande. 

6. Aproveite mais a conexão Wi-Fi

... mponente-conteudo"> Conferir o que está sendo filmado ajuda a não errar no resultado (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como a maioria das câmeras tem conexão Wi-Fi para acompanhar as imagens pelo aplicativo, essa conexão pode ser um excelente aliado para o alinhamento da imagem. Antes de iniciar uma gravação ou tirar uma foto sem ter noção do que esta aparecendo, conecte o aparelho ao celular para acertar o ângulo e ter certeza se a foto ou vídeo realmente vai ficar bom.

7. Faça proveito do contexto

Embora muitas pessoas utilizem uma câmera de ação para filmar a si mesmo, em alguns momentos é uma boa ideia aproveitar o que está ao seu redor. Teste virar a câmera para um ponto de vista diferente, faça proveito da vista e do cenário em que se encontra. É um oportunidade para o vídeo apresentar mais realidade.

A foto de mergulho se torna mais realista com os golfinhos no fundo. (Foto: Divulgação/GoPro)

8. Encaixe a câmera no capacete

Com a câmera encaixada em um capacete, o aparelho além mostrar todo o ângulo de visão, vai gravar o cenário ao redor. Para isso, escolha um acessório bem firme para que haja estabilidade de imagem e não corra risco do resultado ser apenas tremidos. Para encaixar a action cam no capacete, o acessório pode ser adquirido por um preço médio de R$ 90.

Acessório para capacete proporciona a quem vai assistir a sensação de estar vivenciado a situação. (Foto: Divulgação/GoPro)

9. Surfe com a câmera na boca

Os surfistas normalmente se utilizam de ângulos diferente com a câmera posicionada na prancha, seja virada para eles ou para frente. Mas o que muitos têm tentado e está dando certo é posicionar o aparelho na boca, fazendo imagens em um ângulo alto e inusitado. O gadget fica ligado por uma proteção bucal e os acessórios desse tipo podem ser encontrados no Brasil por R$ 150. 

Antes de fazer o teste, vale lembrar que usar a câmera dessa forma aumenta o risco de acidentes. Tente usar também um flutuador para o aparelho, assim, caso o gadget se solte, fica mais fácil encontrá-lo boiando no mar.

Acessório permite encaixar a câmera na altura da boca. (Foto: Divulgação/MyGo)

10. Grave seus treinos

Não se limite a usar seu dispositivos apenas para obter movimentos perfeitos. Comece a gravar seus treinos, por exemplo, para que possa assistir depois, ver onde está errando e em que parte deve melhorar. Com diversas opções de encaixe e ângulos, a câmera de ação pode capturar imagens que você não poderia ver sozinho. 

Qual a melhor câmera para selfies? Comente no Fórum do TechTudo 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.