O After Effects permite aplicar efeitos de desfoque e nitidez em vídeos de forma simples e profissional pelo computador. Dessa forma, você pode fazer edições completas em seus projetos, sem precisar de outros programas. Estão disponíveis ferramentas para mudar o foco de elementos, aplicar blur personalizado, ajustar a nitidez para dar destaque em gravações pessoais e mais recursos completos. Quer saber como usar? Então confira este tutorial com dicas simples para encontrar as ferramentas e editar.

Como corrigir cores em vídeos no After Effects

Veja como usar as ferramentas de nitidez e desfoque no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o vídeo que deseja editar o foco ou nitidez no After Effects. Em seguida, para começar as edições, arraste o vídeo para a linha de edição, no canto esquerdo da tela. Depois clique no preview ao centro;

Adicione o vídeo em seu projeto e arraste para a linha de edição (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione no menu do topo “Efeitos” e depois “Desfoque e Nitidez”. Vamos começar com a ferramenta “Nitidez”;

Abra o menu com os efeitos de desfoque e nitidez no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que será aberta uma aba de edição no topo esquerdo em “Controles de efeito”. Ajuste a intensidade da nitidez para aplicar no vídeo. Para isso arraste a barra de controle ou altere os valores numéricos. O resultado é mostrado em tempo real no preview;

Altere as proporções do efeito até o resultado desejado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora para alterar as previsões de foco (ou desfoque) no vídeo, acesse “Efeitos” no menu do topo e mais uma vez “Desfoque e Nitidez” (mesmo menu do Passo 2). Lá estão diversas ferramentas para alterar o foco.

O “Desfoque radial” permite manter o foco em um objeto central, e distorcer o restante. É bem interessante para efeitos. Ajuste o raio, intensidade, estilo, suavização e mais na aba à esquerda até encontrar o resultado que preferir;

Altere os efeitos do foco como preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Já o desfoque “Lente de Câmera” (encontrado no mesmo menu do Passo 2) permite simular uma câmera com ajustes na aba esquerda. Altere o raio de desfoque, a forma, arrendondamento, rotação, saturação até o resultado esperado;

... deos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="346" src="//s2.glbimg.com/sKcib7Xfk1Tovm9ztBS6uGY7L5c=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/09/aa05.jpg" width="695">Altere o foco de câmera para efeito profissional nos vídeos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. O “Desfoque de Canal” permite aplicar focos diferentes em RGB (vermelho, verde e azul) no vídeo e pode dar efeitos bem interessantes no seu projeto. Ajuste nos medidores na aba à esquerda e confira o resultado no preview.

Desfoque de canal permite ajustes de foco RGB (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora você já tem uma ideia de como funcionam e como encontrar as ferramentas de desfoque e nitidez. Você pode aplicar vários efeitos simultâneos no mesmo vídeo para obter melhor resultado.

Qual o melhor processador para edição de imagens e vídeos? Confira no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.