O Android N, popularmente conhecido como Android 7.0, foi anunciado durante o Google I/O 2016. Com recursos novos como atualizações em segundo plano, economia de bateria e novos emojis, o sistema tem tudo para bater de frente com o iOS 9, plataforma usada no iPhone e em outros dispositivos da Apple, como o iPad e o iPod

Quatro recursos que o Android N tem e o iPhone com iOS 9 não

A nova versão do sistema do Google está no modo preview (para desenvolvedores), com lançamento para usuários previsto entre junho e agosto. Apesar das inovações no Android N, muitas das novidades já estavam presentes no iOS mais recente. Para saber quais as principais vantagens e desvantagens do "Android 7" sobre o software da Apple, confira a lista a seguir. 

Conheça vantagens e desvantagens do Android N sobre o iOS 9 (Foto: Reprodução/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

Vantagens

1) Atualização do sistema em segundo plano

O Android N terá a capacidade de fazer download de atualizações de sistema em segundo plano, instalando a versão mais recente assim que o aparelho for reiniciado. Com o recurso, nenhum usuário receberá mais notificações de update nem precisará realizar passos complicados para baixar os arquivos. O iOS 9, por sua vez, ainda conta apenas como o modo tradicional de atualização. 

2) Respostas direto nas notificações

Android N terá mais opções em notificações (Foto: Reprodução/Google)

Sabe o recurso de resposta às mensagens pela notificação lançado pelo WhatsApp? O Google implementou o recurso em todo o sistema de celulares e tablets. Com isso, usuários do Android N vão poder responder a mensagens diretamente da barra de status, sem precisar abrir o aplicativo que enviou as notificações. 

3) Gerenciamento de importância de apps

Outro recurso interessante do Android N que não está presente no sistema do iPhone é a possibilidade de definir a importância de um aplicativo. Basta entrar nas configurações e escolher o programa que deseja classificar. Isso poderá, por exemplo, servir para facilitar a configuração do Não perturbe.

4) Mensageiro com função de autodestruição

O Modo Incógnito, presente no novo mensageiro, Google Allo, introduz mensagens com data de validade, de forma similar ao Snapchat. O aplicativo de chat também funciona como o modo anônimo do Google

... Chrome, garantindo criptografia de ponta a ponta e o anonimato do usuário.
Allo: Google anuncia novo mensageiro para celular (Foto: Reprodução/Google)

5) Limpar tudo

A bandeja de aplicativos abertos passou a ter um botão “Clear All” (limpar tudo), que fecha todos os aplicativos de uma só vez. A nova funcionalidade promete economizar a energia , uma vez que será preciso dar somente um toque para concluir a tarefa. Enquanto isso, no iOS 9, é necessário finalizar os apps individualmente. 

Desvantagens

1) Night Shift

O Night Shift é uma função diferencial do iOS 9. Com a ferramenta, o sistema do iPhone ajusta automaticamente a luminosidade da tela, de acordo com a baixa iluminação dos ambientes. A ideia é reduzir o impacto da luz no sono do usuário.

Night Shift é um dos recursos especiais do iOS 9 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

2) Limite do anexo de e-mail

Serviço de mensagens do Google, o Gmail tem um limite de anexos de apenas 25 MB, o que frequentemente é ultrapassado ao tentar enviar várias fotos. Já o Mail do iOS 9 permite anexar até 5 GB, mais do que suficiente para a maioria das tarefas do dia a dia. 

3) Picture in Picture

Ainda que tenha implementado o recurso multitarefa – coisa que o iOS 9 já tinha -, o Android N ainda não consegue rodar vídeos enquanto outros aplicativos estão abertos. No sistema da Apple, que teve lançamento em 2015, a funcionalidade já funciona e recebe o nome de Picture in Picture.

O iOS 9 consegue rodar vídeos com outros apps abertos em multitarefa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

4) Sugestões de apps e contatos pela Siri

No iOS 9, a Siri, famosa assistente virtual da Apple, ficou ainda mais útil. Uma vantagem do serviço, em relação ao Google, é a opção de mostrar sugestões de aplicativos e contatos na tela de pesquisa. O melhor é que isso ocorre de acordo com a frequência de acesso da pessoa.

5) Identificação de selfie

O iOS 9 apresenta um jeito muito mais prático de organizar as fotos tiradas pelos usuários. Quando o dono de um iPhone ou iPad tira uma selfie, por exemplo, o sistema reconhece e armazena a imagem em uma pasta separada, própria para imagens registradas com a câmera frontal. 

Qual é a melhor novidade do Android N? Comente no Fórum do TechTudo.

*Colaborou Caio Bersot



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.