Já ultrapassado, o Windows 7 continua sendo uma das edições mais populares e usadas do sistema operacional da Microsoft, ultrapassando seus sucessores, as versões Windows 8.1 e Windows 10. A fabricante já encerrou oficialmente o suporte base ao software, mas isto não impede que os usuários o instalem em computadores, especialmente os mais antigos, que não conseguem suportar todos os requisitos das atualizações. Se você está pensando em instalar o Windows 7 Starter Edition em um computador, fique atento nestas cinco dicas.

Windows 7 ganha atualização com todos os updates depois do Service Pack 1

Versão antiga do Windows requer cuidados extras do usuário (Foto: Reprodução/Microsoft)

1. Sem suporte base

A Microsoft encerrou oficialmente o suporte base ao Windows 7 em janeiro de 2015. Isto significa que não são desenvolvidos novos recursos para o software, incluindo alterações de design ou aplicativos novos. As únicas atualizações possíveis são correções e patches de segurança, que fazem parte do período de suporte extensivo, que deve durar até 2020.

Após esta data, a versão pára de receber atualizações, algo que já ocorre com o Windows XP e outras edições antigas do Windows, que são continuam vulneráveis a bugs e falhas descobertas após o fim de seu suporte.

2. Atualização SP1

Todas as atualizações de segurança do Windows 7 já lançadas estão disponíveis para o Starter. É recomendável que os usuários instalem a versão Windows 7 Service Pack 1 e, em seguida, a atualização cumulativa que possui todos os patches lançados até abril de 2016 para se protegerem do maior número de ameaças possíveis. Também é possível atualizar gratuitamente para o Windows 10 até o dia 29 de julho de 2016.

3. Programas compatíveis

Muitos programas antigos criados para o Windows XP podem funcionar corretamente no Windows 7 através do modo de compatibilidade. Isto não deve ser um problema frequente, uma vez que a maior parte desses aplicativos foi atualizada para versões atuais do sistema operacional.

O grande problema, entretanto, são os softwares adaptados para o Windows 8 ou 10. Muitos deles ainda funcionam corretamente no Windows 7. Entretanto, nada impede que, no futuro, eles encerrem o suporte para a versão. Isto impedirá que o usuário aproveite modificações recentes, que incluem correções de bugs e patches de segurança, deixando seu sistema mais vulnerável.

4. Limitações

O objetivo da versão Starter é servir como uma porta de entrada para o sistema operacional, portanto ela fornece apenas recursos básicos e limitações de customização. A edição não permite, por exemplo, modificar o papel de parede da área de trabalho ou acessar alguns recursos avançados de manutenção de rede.

Outras limitações do Windows 7 Starter são a falta de compatibilidade com arquiteturas de 64-bits, do recurso de captura de telas, ausência de alguns jogos e de tr

... ansparência de janelas, visualização de miniaturas e a impossibilidade de salvar backups na rede.

O uso máximo de até três programas simultâneos, que estava presente no Windows Vista Starter, foi removido desta versão, mas ela possui um limite de até 2 GB de memória RAM usável.

5. Hardware

Da mesma forma que os aplicativos, muitos componentes de computadores mais novos podem ter recursos avançados que não são compatíveis com o Windows 7. Se você for instalar o sistema operacional em um dispositivo novo, confira se existe alguma incompatibilidade com seu hardware para evitar que ele tenha erros ou deixe de funcionar completamente.

Via Microsoft

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.