Em dois meses o Twitter que você conhece vai mudar. A notícia foi adiantada por Phillip Klien, diretor de estratégias de expansão do Twitter Brasil, que explica em detalhes as três maiores mudanças na anatomia dos tuítes que vão chegar a todos os usuários e parceiros do microblog gradualmente. As novidades abordam um tema bastante sensível: o tamanho do tuíte. Entretanto, não é dessa vez que a rede social vai aceitar o famoso "textão". Segundo Klien, tudo segue como antes, com um grau maior de refinamento para novos e antigos usuários. "O poder de concisão dos tuítes, isso a gente nunca vai mudar", tranquiliza. 

Twitter faz três mudança em tuítes e posts 'ficam maiores'; entenda

O Twitter vai receber três novos recursos ao longo dos próximos meses. Em resumo, o microblog não vai mais contabilizar links de conteúdo com upload na própria plataforma e nomes de usuários em replys, além de permitir um retuíte do seu próprio post - ou seja, um RT em si mesmo, sem gambiarra. 

Twitter faz três mudanças no tamanho e estilo do tuíte; saiba o que vai mudar (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Upload de Media

Atualmente, todo o conteúdo, mesmo o publicado na plataforma, gera um link que é contabilizado nos 140 caracteres, reduzindo o espaço disponível para o usuário escrever. "Imagens como fotos, vídeos, GIFs e enquetes passam a não contar mais no limite padrão dos 140 caracteres", disse Klien.

Sempre quando você simplifica, reduz atrito e diminui os obstáculos na produção de conteúdo 
Phillip Klien, Twitter

Sendo assim, o usuário pode incluir a mídia que quiser e continuar com 140 caracteres livres. A mudança aumenta um pouquinho o espaço de descrição e deixa padronizado o formato de upload.

Instagram 'desloga' apps com mais de duas contas? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Na semana anterior, o rumor de que isso aconteceria já era grande e estima-se que a mudança no tuíte significa até 16% de caracteres extras para a composição de posts na rede social de microblogs.

Atualmente, o sistema faz com que qualquer link (interno ou externo) seja encurtado automaticamente e ocupe, no máximo, 23 caracteres. Quando as URLs são muito extensas, a plataforma as encurta para que ocupem o menor espaço possível. A mudança, porém, não atinge links externos de sites de terceiros como Instagram, YouTube ou mesmo sites de notícias, que seguem sendo encurtados.

Upload de mídias também não terá URL contabilizada nos 140 caracteres do Twitter (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)

Nomes de usuários @Twitter

Assim como as mídias publicadas, os nomes de usuários citados em replys também consomem caracteres na plataforma além de suprimir o reply à uma resposta que

... fica mais escondida na timeline. "O nome de usuário conta como caracteres e [a reposta] é tratado como um reply, não aparecendo para todos os seguidores na timeline, e muita gente quer expor essa conversa", detalha.

Para exibir a conversa como um novo tuíte, muitos usuários tem usado um hack simples, que é por um ponto antes do nome de usuário (.@nomedeusuario). Com a mudança isso não será mais necessário.
@nomedeusuario não vai mais contar no limite de 140 caracteres do Twitter (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)



Agora, toda vez que um usuário começar um novo tuíte com @nomedeusuario, as referências de username saem do tuíte e não serão inclusas na contagem dos 140 caracteres do microblog. 

RT no seu próprio túite

Lembra aquele tuíte que merece um RT? O microblog também criou um novo formato para o conteúdo do próprio usuário. Em breve, será possível dar RT simples ou até com comentário no seu próprio tuíte. 

RT no próprio tuíte é uma função desativada, que fica em cinza no Twitter (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)

As mudanças devem chegar assim que o Twitter alinhar APIs e outros recursos com parceiros e desenvolvedores. Ainda de acordo com o diretor de estratégias do microblog para o Brasil, o usuário brasileiro, que é muito visual e adora recursos de mídia, será impactado positivamente ganhando mais espaço. Assim como os usuários antigos e os novos membros do Twitter. Para os heavy users não será mais preciso usar hacks, e para os novos não ficará dúvidas quanto ao limite de 140 caracteres.

"Sempre quando você simplifica, reduz atrito e diminui os obstáculos na produção de conteúdo", afirma Klien. Para o executivo do Twitter, um usuário que entra a primeira vez no site, vê o limite de 140 e, de repente, cai para 110 caracteres, sem qualquer explicação sobre a causa diss ser a foto, por exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Umas da prioridades do Jack [Jack Dorsey, CEO do microblog] é refinar o Twitter. O que estamos fazendo é cada vez mais ajudar, simplificando a experiência dos nossos usuários", encerra.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.