Alguns usuários podem ficar confusos na hora de decidir entre um desktop e um notebook. A dúvida entre os computadores é mais comum do que se imagina, pois ambos têm vantagens e desvantagens que afetam diretamente o uso no dia a dia.
Notebook velho? Veja cinco dicas para deixar o computador mais potente
Para ajudar no investimento, confira a análise de diversos pontos dos desktops e notebooks. Entre os tópicos, veja detalhes sobre desempenho, manutenção e gastos extras e veja quem ganha em cada categoria.
Desktop são indicados para quem quer melhor desempenho (Foto: Divulgação/HP)
Portabilidade: notebook Este é o quesito que menos deixa margem de dúvidas. Os notebooks são, por definição, computadores portáteis, ao contrário dos desktops. Se você precisa transportar seu PC de um lado para o outro com frequência, escolha o laptop.
Portabilidade é o principal diferencial dos notebooks (Foto: Divulgação/MSI)
Desempenho: desktop O mercado atual tem uma infinidade de notebooks extremamente poderosos. Há inclusive diversos modelos de workstation móvel, que entregam desempenho muito melhor do que desktops regulares. O MSI WT72 6QM da imagem acima, por exemplo, é uma estação de trabalho móvel que traz a 6ª geração do processador Intel Core i7; até 64 GB de RAM DDR4, a 2.133 MHz; e 256 GB de armazenamento SSD. Não há como negar que são especificações ótimas, o que faz dele ideal para quem trabalha com CAD e 3D e não pode abrir mão da portabilidade. Isso dito, é preciso destacar que, mesmo o modelo da MSI sendo um dos melhores notebooks, o aparelho fica atrás dos melhores desktops. A workstation Dell Precision T7910 usa o Intel Xeon E5-2609, podendo trabalhar com dois processadores ao mesmo tempo; suporta até 1 TB de RAM DDR4, a 2.400 MHz; e tem armazenamento de até 2 TB.
Desktops são facilmente personalizáveis (Foto: Divulgação/Dell)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Os desktops ainda têm a vantagem de serem mais facilmente personalizáveis. Turbinar a máquina com mais RAM ou trocar o processador depois de um tempo é relativamente simples e barato – muito mais que nos notebooks. Por isso, se você precisa do equipamento mais poderoso disponível no mercado, vá com o tradicional PC de mesa. Manutenção: desktop Quase todo mundo já se aventurou a abrir o gabinete do desktop, mas o mesmo não acontece com os laptops. Eles são mais difíceis de manusear, requerem mais equipamentos específicos e, sobre...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.