A Cortana chegou aos computadores com Windows 10 com muitos truques e recursos. O usuário pode fazer tarefas simples como adicionar lembretes, fazer buscas na web, abrir aplicativos por comando de voz, jogos e buscar por arquivos no computador e no OneDrive. Além disso, a assistente virtual vai ganhar espelhamento de notificações do Android no Anniversary Update

Tudo sobre a Cortana

A Cortana ainda não está disponível oficialmente no Brasil e sua versão em português está em fase de testes, sofrendo algumas mudanças na interface em relação à versão americana. A chegada da versão final brasileira pode ocorrer no Anniversary Update, prevista para julho.

1. Ligar desligar Bluetooth, Wi-Fi e Modo Avião (Português e Inglês)

A Cortana pode ajudar a ativar ou desativar conexões do computador, como o Wi-Fi e Bluetooth. Em Português, basta dizer “Desligar/Ligar o [nome da conexão]” para que a assistente execute o comando. Em Inglês, os termos são “Turn on/off [ligar/desligar] Bluetooth/Wi-Fi/Airplane Mode”.

Cortana pode desligar conexões como Wi-Fi e Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2. Abrir aplicativos, jogos e programas nativos (Português e Inglês)

A asistente virtual da Microsoft pode abrir qualquer app da loja ou programa instalado. Basta tocar no microfone da Cortana e dizer “Abrir o [nome do programa]“. Em Inglês, o comando é “Open [nome do programa]“. 

O mesmo comando serve para configurações e outros aplicativos nativos do sistema, como o Windows Explorer. Mas a versão americana da assistente compreende ordens mais complexas como mudar o papel de parede ou adicionar um usuário ao computador.

Cortana pode abrir aplicativos e configurações do Windows em Português e Inglês (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

3. Configurar lembretes (Português e Inglês)

É possível pedir para a Cortana lembrar de um compromisso em um horário, lugar ou quando entrar em contato com uma pessoa.

Basta abrir a assistente e dizer ou digitar “Lembrar de [conteúdo do lembrete com hora, lugar ou pessoa]” ou “Remind me to [conteúdo do lembrete]“. Por exemplo, “Lembrar de ligar para o meu pai amanhã às oito horas da manhã”.

Cortana pode ter guardar lembranças e exibir em todos os dispositivos com a conta (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

4. Procurar por fotos no computador ou no OneDrive (Português e Inglês)

É possível ser bem especifico na hora de procurar no computador ou na nuvem. Pode-se dizer se a foto é de pessoas, animais, lugares, entre outras coisas.

Em

... Português, um bom exemplo é “Procurar fotos de animais no OneDrive”. Os resultados vão exibir animais identificados em imagens ou foto de textos com a palavra “animal”.

A busca em Inglês é mais eficiente. Conseguimos, por exemplo, pedir “Search for pictures from Quebéc on OneDrive” (Procure por fotos de Quebéc no OneDrive, em tradução). A assistente retornou com imagens clicadas no local.

Cortana pode fazer pesquisa avançada por fotos no PC e OneDrive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5. Procurar por documentos (Português e Inglês)

Além de fotos, a Cortana pode procurar documentos do Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, PDF com termos ou datas específicas.

Em Português, basta dizer “Mostre-me documentos chamados currículo no OneDrive” para que a assistente procure arquivos com esse nome ou com essa palavra. Em Inglês, diga “Show my Word documents on OneDrive”, por exemplo.

Cortana pode fazer buscas por tipos de documentos ou palavras associadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

6. Tocar música (Português e Inglês)

Se quiser, a Cortana pode abrir suas músicas do Groove, player nativo do Windows 10. Basta dizer “Tocar música”. Em inglês, diga “Play music” para iniciar uma lista aleatória.

Outra opção é dizer o nome do artista ou música após os comandos “Tocar” ou “Play” para resultados mais específicos.

Cortana pode iniciar músicas aleatoriamente ou por artistas ou gêneros (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

7. Identificar músicas (Português e Inglês)

A Cortana também pode ser uma boa substituta a aplicativos como o Shazam. Para reconhecer uma música, o usuário precisa tocar no microfone da assistente e, logo após, sobe um ícone de notas musicais no topo da tela.

Feito isso, a Cortana vai procurar pela faixa e mostrará o resultado caso encontre uma correspondência.

Cortana pode identificar música em reprodução no ambiente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

8. Ativar um alarme (Português e Inglês)

A Cortana pode ativar alarmes no computador para te acordar ou ajudar a marcar tempo. Em português, basta dizer “Configurar um alarme para [horário]” ou “Acorde-me às [horário]“.

Em Inglês, os comandos são “Set an alarm for [horário]” ou “Wake me up at [horário]“. Na versão em Inglês e Português é possível cancelar seus alarmes por voz.

Cortana pode ativar e cancelar alarmes no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

9. Mandar um email (Apenas em Inglês)

Se deseja mandar um e-mail para um contato, digite para Cortana “Send an email to [nome da pessoa]“. Em seguida, a assistente perguntará a mensagem e, ao fim, confirmará todas as informações antes de enviar.

Infelizmente, a Cortana ainda não possui essa função para o Brasil e pede para tentar após novas atualizações.

Cortana para Windows 10 pode mandar emails na versão americana (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

10. Fazer conversões (Português e Inglês)

Também é possível fazer conversões de unidades e cálculos em Português. Basta dizer, “Converta X metros para centímetros” ou “Quanto é 81 vezes 29″.

Em Inglês, há mais opções: ”How much is X dollars in Brazilian real” (Quanto é X dólares em reais?) ou apenas dizer unidades “X metros in centimeters” (X metros em centímetros).

Cortana pode ser usada para converter unidades de medida e dinheiro (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

11. Fazer perguntas sobre dados específicos (Apenas em inglês)

A versão americana da Cortana pode responder perguntas sobre pessoas, cargos ou países. É possível saber, por exemplo, “How old is Barack Obama” (Quantos anos tem Barack Obama) ou “Who is the president of Brazil” (Quem é o presidente do Brasil).

Cortana pode responder dúvidas sobre pessoas, países e empresas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

12. Pergunte sobre o Clima (Português e Inglês)

A Cortana permite ter informações sobre o clima nas principais cidades brasileiras e do mundo. Em Português, pergunte “Qual o tempo em [Nome da cidade]” ou “Preciso de guarda-chuva em [nome]“.

Caso use a versão americana, o comando é “How is the weather like in [nome da cidade]” ou “Do I need an umbrella in [nome]“, traduções das expressões anteriores.

Cortana pode checar temperatura e previsão do tempo para cidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

13. Fazer anotações no OneNote (Português e Inglês)

A Cortana pode fazer anotações ditadas pelo usuário. Basta dizer “Anotar [conteúdo]” ou “Take a note”, em Inglês.

Ao fim do processo, as informações serão salvas no OneNote da conta Microsoft e poderão ser acessadas em qualquer dispositivo.

Cortana pode fazer anotações no OneDrive da conta Microsoft da pessoa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

14. Obter direções de trânsito (Português e Inglês)

A Cortana também fornece orientações de tráfico e direções para lugares no Brasil e no mundo. Em Português, pergunte “Como chegar à praia de Copacabana” e aguarde a assistente abrir o app de Mapas. Em Inglês, a pergunta seria “How can I go to Copacabana Beach”.

Cortana pode dar direções e informações sobre trajetos no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

15. Checar agenda (Português e Inglês)

A Cortana pesquisa informações sobre suas atividades marcadas. Basta perguntar “Quais meus compromissos para [dia]?” ou “Estou ocupado nesse fim de semana?” para que a assistente retorne as informações desejadas.

Em Inglês, é possível perguntar “What is my schedule for tomorrow” ou “Am I busy on the weekend?”, por exemplo.

Cortana pode procurar por compromissos em dias perguntados pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

16. Checar notícias sobre algo (Apenas em Inglês)

Na versão americana da Cortana, é possível conferir as últimas notícias de um determinado assunto ou equipe esportiva. Basta perguntar “What are the latest news about [tópico]” (Quais as últimas notícias sobre [tópico]) ou “How was the last of [equipe]” (Como foi o último jogo do [time]“, por exemplo.

Cortana pode mostrar notícias sobre um assunto ou time (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

17. Traduções e significado (Apenas em Inglês)

É possível usar a Cortana para conferir o significado de um termo em Inglês ou traduzí-lo para outro idioma. Basta dizer “definition of [palavra]” para significado ou “how do I say [palavra] in [idioma]” para achar traduções. Por exemplo, “How do I say Good Morning in French”.

Cortana pode mostrar tradução e definição de termos em Inglês (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

18. Comandos em aplicativos (Apenas em Inglês)

A versão americana da Cortana pode ser usada para abrir conteúdo específico em aplicativos e jogos instalados no computador. Para saber quais são compatíveis e os comandos disponíveis, abra a janela da Cortana e toque no ponto de interrogação na lateral da página. Os apps com suporte estarão no fim da lista.

Cortana pode executar comandos dentro de alguns aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

19. Receber notificações do Android (Apenas após Anniversary Update)

O espelhamento de notificações do Android só devem chegar na versão final junto com o Anniversary Update. Mas é possível testar o recurso junto com a assistente em Português ao baixar uma build do programa Windows Insider

Cortana vai sincronizar notificações do Android no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

20. Piadas e brincadeiras (Português e Inglês)

Para finalizar, a Cortana tem diversas brincadeiras e respostas engraçadas embutidas em sua versão americana e na brasileira. Em Português, é possível pedir “Conte uma piada” ou “Cante para mim” para uma música. Veja as melhores respostas em Inglês.

Cortana pode contar piadas e até cantar em Português e Inglês (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Qual a sua opinião sobre a Cortana? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.