O "Menu de contexto" exibe opções quando o usuário clica com o botão direito do mouse em sistemas operacionais como o Windows, Mac OS e Linux. A implementação desse recurso varia em cada sistema, mas é no Windows que essa ferramenta têm um maior nível de customização. No sistema operacional da Microsoft, é possível que o usuário coloque aplicativos no acesso ao menu de contexto e criar atalhos para recursos e comandos específicos: compactadores de arquivos, reprodutores de mídia (players) e antivírus.

WhatsApp para Windows 7: como usar app de mensagens em PCs antigos

Menu de contexto: para que serve?

O menu de contexto condensa comandos e atalhos que podem ser facilmente acessados via botão direito do mouse. A lista de atalhos e comando disponíveis no menu podem variar conforme o local do sistema ou aplicativo em que o usuário está: o menu de contexto no desktop do Windows será diferente daquele exibido em uma pasta ou quando um arquivo é selecionado.

No exemplo da imagem, o menu de contexto apresenta atalhos para comandos do Winrar e do Windows Defender (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Personalização

Usuários desatentos podem inundar o menu de contexto com atalhos e recursos de aplicativos diversos, tornando a ferramenta poluída e disfuncional.

Para corrigir esse tipo de situação é possível editar o conteúdo do menu de contexto, limpando exageros. O método mais simples é através de aplicativos de limpeza, como CCleaner ou de aplicativos ainda mais simples, dedicados unicamente a limpar o menu.

Programas de limpeza e manutenção, como o CCleaner, permitem a edição facilitada do menu de contexto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

No caso do Windows, um menu de contexto poluído demais pode ser sinal de computador cujo sistema está com resíduos de programas mal desinstalados, em desuso ou simplesmente de uma instalação do Windows que não está adequadamente otimizada.

Como editar?

Além de aplicativos dedicados especificamente para a edição do menu de contexto, o usuário pode alterar o comportamento do recurso usando o editor de Registro do Windows. Alterar propriedades do registro do Windows é uma tarefa que requer conhecimentos mais aprofundados.

... s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/25/menu-de-contexto.png" width="695">Menu de contexto pode ter uma aparência diferente, dependendo do lugar em que é acessado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

No Mac e Linux os processos são diferentes. No sistema da Apple, o comportamento do menu de contexto pode ser editado de maneira mais simples nas configurações do sistema.

No Linux, tudo depende da distro utilizada: algumas possuem nível de controle nativo sobre o recurso e outras dependem do uso de apps.

Qual é mais leve, o Windows 7 ou Windows 8? Veja o que estão comentando no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.