O Google segue tentando derrubar o WhatsApp no mundo dos aplicativos de mensagens. Durante a conferência anual da empresa, o Google I/O, foram revelados o Allo e Duo, dois novos apps mensageiros. No passado, porém, a empresa já tinha apostado em programas similares para conquistar os tagarelas no Android e no iPhone (iOS). Hangous e Talk são dois nomes, entre tantos outros que continuam ativos ou foram finalizados.

Android N é revelado em detalhes no Google I/O; conheça as novidades do sistema

Se você está confuso com essa variedade de ferramentas de chat e comunicação, o TechTudo reuniu um histórico dos aplicativos lançados pelo gigante da internet e o que aconteceu com eles.

Google já lançou diversos aplicativos de mensagens para PC, Web, Android e iOS (Foto: Arte/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

Google Talk: lançado em agosto de 2005 para Windows e Web

Nos tempos de MSN, o Google Talk foi a aposta da empresa para a troca de mensagens e ligações do tipo VOIP. A primeira versão beta do serviço foi lançada em 24 de agosto de 2005 e chamou a atenção por ser bastante leve. Para usá-la, era necessário ter uma conta do Google+, como um endereço do Gmail, por exemplo.

Google Talk tinha cliente para Windows e era integrado com Gmail e Orkut (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O GTalk, como também era conhecido, era bem simples se comparado aos apps de mensagens atuais e até mesmo os da época. Embora disponível para Windows, o serviço ganhou muita popularidade ao ser integrado com o Gmail e o Orkut, a principal rede social do Brasil na época. O Google Talk teve ainda uma versão para Android, mas foi substituído em 2013 pelo Hangouts.

Google Voice: lançado em março de 2009 para web, Android e iOS

O Voice é um serviço de chamada para telefones fixos e celulares do Google lançado para concorrer diretamente com o Skype. Assim como o rival, o aplicativo oferecia tarifas mais baixas para ligações para linhas convencionais no Brasil e no exterior, normalmente custando alguns centavos por minuto. Além disso, usuários do serviço ligavam de graça entre si e podiam enviar SMS grátis.

... ratas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)" height="409" src="//s2.glbimg.com/2Q9I-G6-GvzLT5kL9ZSUuWH98-4=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/23/google-voice.jpg" width="695">Google Voice surgiu como um rival do Skype para ligações baratas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Google Voice ainda continua ativo, mas seus aplicativos raramente são atualizados com alguma novidade. Em 2014, o Google integrou as funções do app ao Hangouts e, desde então, se esforça para migrar os usuários para o programa mais recente.

Android N: qual a melhor novidade da versão? Opine no Fórum do TechTudo.

Google+ Messenger: lançado para Android e iOS

Também conhecido como Hundle, o Google+ Messenger fazia parte dos diversos apps separados da rede social lançada em 2011. Nele, o foco era o envio de mensagens instantâneas e troca de fotos e vídeos com os grupos e círculos do Google+. No entanto, o serviço teve vida curtíssima, sendo substituído pelo Hangouts em 2013, e transformando-se em Google+ Photos.

Google Hangouts: lançado em maio de 2013 para Android, iOS, web e Chrome

O Hangouts surgiu com a promessa de unificar a bagunça de apps e serviços de mensagens do Google. Para isso, ele foi integrado ao Gmail e Google+, substituindo os antigo GTalk, Voice e G+ Messenger gradativamente. Para isso, o serviço foi pensado para ser multiplataforma, suportando computadores, tablets, celulares, relógios e web.

Hangouts surgiu para unificar os apps de chat do Google (Foto: Divulgação/Google)

Entre as principais funções do Hangouts estão a troca de mensagens de textos, emojis, adesivo e localização, além de ligações por voz e vídeos. Há ainda a possibilidade de enviar e receber SMS em aparelhos com Android, mas o Google também tem um cliente específico para isso.

Com o lançamento do Allo e Duo no Google I/O 2016, no último dia 18, especulou-se sobre o possível fim do Hangouts. No entanto, a empresa confirmou que o serviço segue funcionando normalmente.

Messenger: lançado em novembro de 2014 para Android

O Messenger é um cliente de mensagens de texto (SMS) convencionais do Google lançado apenas para Android. Para começar, ele trazia a interface Material Design do então recém-lançado Android 5.0 Lollipop. Além disso, a ferramenta apostava em funções como compartilhamento rápido de fotos e vídeos (MMS), envio de mensagens em grupo, bloqueio de remetentes, além do suporte a mensagens de voz, adesivos e emojis.

Messenger é um cliente de SMS e MMS para Android (Foto: Divulgação/Google)

O Google Messenger é compatível com Android 4.1 (Jelly Bean) e versões posteriores. Segundo a empresa, o aplicativo continuará em operação mesmo após a chegada do Allo e do Duo. Conheça as diferenças entre o Messenger e o Hangouts.

Spaces: lançado em maio de 2016 para Android, iOS e Web

Com a popularidade de grupos no WhatsApp e Telegram, o Google resolveu lançar sua própria ferramenta para esse fim: o Spaces. Nele, os usuários poderão criar tópicos de discussão e compartilhar páginas da Web, fotos, vídeos e diversos conteúdos de forma mais rápida, graças à integração com o serviço de buscas, o YouTube e o navegador Chrome.

Spaces é uma ferramenta do Google focada em grupos (Foto: Divulgação/Google)

Embora não seja uma ferramenta de chat convencional, o aplicativo permite a troca de mensagens e conversas em comentários de tópicos. A chegada do Spaces foi uma surpresa para muitos usuários, uma vez que ele reúne funções de outros serviços da empresa, como o Google+ e Hangouts.

Google Allo: anunciado em maio de 2016 para Android e iOS

O Google Allo é o aplicativo mais recente do Google que turbina a troca de mensagens com inteligência artificial e diversos truques. Criado para rivalizar com o WhatsApp, ele permite que o usuário envie mensagens automáticas sugeridas de acordo com fotos e textos recebidos, seja mais expressivo com textos em diferentes tamanhos e até mesmo envie mensagens auto destrutivas no modo anônimo, como na navegação privada do Chrome.

Allo é um novo aplicativo de mensagens do Google para rivalizar com WhatsApp (Foto: Divulgação/Google)

O Allo traz ainda o Google Assistant embutido para fazer pesquisas na web. Assim como seu grande concorrente, o aplicativo funcionará vinculado ao número de celular do usuário e haverá criptografia para proteger o conteúdo das conversas. O aplicativo ainda não foi oficialmente lançado, mas deve chegar entre junho e setembro de 2016.

Google Duo: anunciado em maio de 2016 para Android e iOS

Outra surpresa do Google I/O 2016 foi o Duo, um app para fazer companhia ao Allo e, de certa forma, similar ao FaceTime do iPhone e Mac. Com ele, o usuário pode fazer ligações para algum contato via internet e conversar utilizando a câmera de vídeo.

Umas de suas principais vantagens é o recurso "Knock Knock", que mostra a imagem de quem faz a chamada para que o receptor saiba de quem se trata, em caso de um número desconhecido. Em outras palavras, você sabe quem está ligando antes de atender.

Google Duo é um app para ligações de vídeos similar ao FaceTime (Foto: Divulgação/Google)

Assim como o Allo, o Duo também funcionará com base no número do telefone do usuários e deverá fazer chamadas até quando a conexão da Internet estiver mais lenta. O aplicativo também chegará entre junho e setembro de 2016 para Android e iOS.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.