Uma nova tecnologia de carregamento rápido promete alimentar 70% da bateria do celular em apenas 20 minutos. Anunciada nesta semana pela fabricante de chips MediaTek, o sistema Pump Express 3.0 canaliza energia elétrica da tomada diretamente para a bateria, evitando que a corrente passe por outros componentes, o que aumenta a velocidade de carregamento do smartphone.

Quick Charge: saiba como funciona e veja quais celulares são compatíveis

A novidade é uma resposta ao QuickCharge 3.0, solução similar da concorrente Qualcomm, usada em modelos como o Zenfone 3. Além de agilidade, a técnica da MediaTek promete evitar superaquecimento do telefone ao transferir energia para o aparelho. Segundo a companhia, o método de dedicar a eletricidade para a bateria aumenta a intensidade da corrente, mas também protege o celular. 

Tecnologia da MediaTek promete carregar 70 por cento em 20 minutos (Foto: Divulgação/MediaTek)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Outro benefício proposto pela tecnologia é o aproveitamento do padrão mais simples do USB-C, novo formato de conexão já presente em celulares atuais, como o LG G5. Com isso, deverá haver menos exigências a fabricantes de smartphones para implementar o carregamento rápido da MediaTek em próximos lançamentos.

O conjunto de vantagens proporcionado pelo Pump Express 3.0 resulta, de acordo com a empresa, menos aquecimento e mais velocidade de recarga, quando comparado aos concorrentes, como o chip Snapdragon, da Qualcomm.

Pump Express 3.0 é tecnologia de carregamento rápido da MediaTek (Foto: Divulgação/MediaTek)

Usando o LG G5 como referência, o Quick Charge 3.0 é capaz de carregar sua bateria de 0% a 100% em pouco mais de uma hora. Enquanto isso, a tecnologia da MediaTek promete carregar de 0% a 70% em 20 minutos com a nova solução, sem informações oficiais sobre o carregamento completo. 

O Pump Express 3.0 deverá estar pre

... sente na nova geração de chips da MediaTek, que poderá ser usado por várias fabricantes, como Motorola e Lenovo – no Brasil, o Lenovo Vibe A7010 é um dos smartphone que contam com processador da marca.

Via Slashgear, Android Authority e Android Police

É possível usar o carregador turbo em qualquer celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.