O menu de contexto é uma das ferramentas mais importantes na hora de utilizar um sistema operacional, atuando como um agregador de atalhos e comandos que podem ser facilmente acionados na interface gráfica. No Windows, há algumas formas de personalizar o comportamento desse recurso, seja por remoção ou adição de novos comandos e atalhos. Na lista abaixo, você vai conhecer aplicativos gratuitos que permitem ao usuário manipular o menu de contexto do sistema da Microsoft, permitindo ajustar o Windows às necessidades de cada perfil de uso.

Como fazer download de qualquer ISO de versões antigas do Windows

CCleaner

O aplicativo é bem conhecido entre usuários do Windows para limpar arquivos indesejados e manter o sistema em ordem. Mas além dessas funções mais conhecidas, o CCleaner permite que entradas presentes no menu de contexto sejam desativadas e removidas pelo usuário com grande facilidade.

CCleaner permite desativação e remoção de entradas do menu de contexto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Right Click Context Menu Extender

Esse aplicativo, diferente dos outros, não é desenvolvido para permitir que o usuário limpe e exclua itens do menu de contexto. Ao contrário, o Right Click Context Menu Extender permite a adição de atalhos e comandos ao menu como forma de permitir que usuários personalizem o recurso e o adaptem melhor às necessidades.

Right Click Extender possibilita a inclusão de novos atalhos no menu de contexto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Outra vantagem do app é que ele pode ser usado sem a necessidade de instalação. Embora funcione corretamente no Windows 10, o app não é atualizado a algum tempo, sendo mais indicado para versões anteriores do sistema.

Easy Context Menu

O aplicativo é bem fácil de usar porque permite que itens desejados num menu de contexto sejam adicionados de forma simples, bastando apenas clicar no que o usuário deseja. Há comandos bem interessantes que podem ser aplicados com o Easy Context Menu, como “reiniciar o Explorer”, ideal para computadores mais lentos.

Easy Context Menu permite a inclusão de atalhos bem interessantes ao menu de contexto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Outro ponto positivo do app é que ele permite dividir os recursos pelos tipos de menus do sistema: é possível colocar um comando ou atalho apenas no menu de contexto do desktop, por exemplo.

ShellExView

Para quem deseja um editor com recursos mais avançados do que aqueles disponíveis no CCleaner, o

... semantico">ShellExView é ideal. A apresentação minuciosa do itens é interessante para quem precisa investigar mais a fundo que tipos de aplicativos e serviços estão vinculados ao menu de contexto do sistema.
ShellExView tem como vantagem permitir a visualização de uma série de elementos, possibilitando a pesquisa na Internet para investigar itens suspeitos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Ultimate Windows Context Menu Customizer

Ultimate Windows Context Menu permite que o usuário crie novas entradas para o menu de contexto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O ponto forte do Ultimate Windows Context Menu Customizer é oferecer um controle mais aprofundado sobre o menu de contexto, permitindo remoção, edição e adição de novas entradas ao gosto do usuário. Mais bem resolvido do que outros apps do gênero em termos de interface, pode ser a ferramenta mais completa para quem deseja, ao personalizar o comportamento do menu, dar uma cara mais exclusiva ao Windows.

Atualização do Windows 10 funciona em computadores piratas? Veja no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.