O app do Facebook pode parar de carregar imagens e posts quando o celular estiver conectado ao Wi-Fi. Isso pode acontecer por uma falha na configuração DNS do roteador wireless, que o usuário consegue resolver de forma simples pelo smartphone ou computador.

DeepText: Inteligência artificial do Facebook analisa o que você escreve

Os internautas com esse problema precisam apenas alterar alguns números de DNS, sem precisar resetar o roteador Wi-Fi. Veja a causa do problema e dicas de como resolver no celular Android.

Veja como resolver problema com app do Facebook no Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Erro no aplicativo do Facebook

Alguns usuários enfrentam problemas com as imagens no aplicativo do Facebook para Android, quando o celular está conectado ao Wi-Fi. As fotos não carregam, exibindo uma seta circular, e muitas das imagens dos álbuns desaparecem deixando um espaço em “cinza”. No entanto, o app funciona normalmente quando o celular está conectado no 3G/4G móvel.

Aplicativo do Facebook não carrega imagens quando ligado no Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os erros incomodam bastante no uso diário da rede social e não são solucionados com a reinstalação ou encerramento do aplicativo. Uma forma de resolver isso é alterando o DNS (Domain Name Service) para o padrão do Google.

DNS público do Google

Para entender melhor, o DNS é um servidor que permite ler endereços de IPs e reproduzir a URL personalizada, com o nome do domínio e não uma sequência de números. O DNS do Google otimiza essa conexão do servidor, reduzindo a fragmentação e erros de cache. Muitos usuários fazem a mudança para melhorar a conexão com a internet durante a navegação. Entenda mais sobre o DNS público do Google neste link.

Dicas de como resolver pelo celular ou PC

Para resolver o problema do app do Facebook, o usuário precisa fazer algumas mudanças nas configurações do roteador Wi-Fi de casa. Para isso, abra o navegador do celular ou do computador e digite o número de IP. Veja como conseguir essa informação neste tutorial. Adicione o nome de usuário e senha de autenticação para acessar os ajustes do roteador. Em seguida, selecione “Interfaces LAN/WAN”, “WAN” e marque o item “Usar esses servidores DNS”.

Altere as definições de servidor DNS para os padrões do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Mude o número de DNS primário para “8.8.8.8” (sem aspas), em DNS secundário, adicione “8.8.4.4″ (sem aspas) e confirme em “Salvar”. Esses são os padrões do DNS público do Google. Agora, abra o item “DHCP” e depois “Configurações” no menu lateral. Faça as mesmas altera�

... �ões: DNS primário para 8.8.8.8 e secundário para 8.8.4.4. Confirme em “Salvar” depois reinicie o roteador. No computador, os passos são os mesmos.
Procedimento no computador com as alterações de DNS (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quer saber mais detalhes de DNS em roteadores? Veja neste tutorial  como fazer a alteração manualmente, caso tenha alguma dúvida no procedimento. Agora, basta abrir o app do Facebook, e atualizar o feed, para ver o resultado. Se preferir, reinicie o celular para aplicar as mudanças de rede Wi-Fi. Vale lembrar que o posicionamento dos itens pode variar conforme a marca do roteador e os testes deste tutorial foram feitos em um modelo TP-Link.

Como configurar privacidade de evento no Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.