Presente em todas as versões do Windows, a caixa de diálogo Executar ainda é um recurso muito utilizado. Ela é útil quando o usuário não encontra um aplicativo no menu, quer usar algum utilitário de sistema ou quer acessar uma das várias configurações do Windows que normalmente ficam escondidas. 

Cinco programas para personalizar o menu de contexto do Windows

Considerando o quão poderosa essa ferramenta é, é natural querer impedir que os usuários usem a caixa de diálogo Executar. Se este é o seu caso, veja neste tutorial como desativar a caixa de diálogo Executar no Windows, para deixá-lo menos exposto.

Descubra como desativar a caixa de diálogo Executar no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O modo mais fácil de desativar a caixa de diálogo Executar no Windows e evitar que os usuários possam executar algo no seu PC com Windows 10, é usar o Editor de Diretiva de Grupo Local. Para executar essa modificação no sistema, faça o seguinte:

Passo 1. Para abrir o Editor, clique no menu Iniciar e digite gepedit.msc no campo de busca do Windows. Quando o aplicativo aparecer na listagem do menu, clique para executá-lo;

Acessando o Editor de Diretiva de Grupo Local no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do programa, abra o item “Configuração do Usuário”. Abra a opção “Modelos administrativos”, e depois clique em “Menu Iniciar e Barra de Tarefas”;

Acessando as configurações do Menu Iniciar e Barra de Tarefas no Editor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de  ”Menu Iniciar e Barra de Tarefas”, procure pelo item “Remover o comando Executar do menu Iniciar”. Ao encontrá-lo, dê um clique duplo nele para poder editá-lo;

Acessando a opção que permite desativar o comando Executar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando aparecer a tela de edição, marque a opção “Habilitado” e depois clique no botão “OK”.

... p>
Ativando a opção que desativa o comando Executar no Menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Depois dessa mudança, quando alguém tentar acessar a opção Executar, receberá apenas uma mensagem avisando que o recurso está indisponível.

Atualização do Windows 10 funciona em computadores piratas? Veja no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.