A internet está mudando a forma como nos comunicamos, e para acompanhar essas mudanças, o versão online do dicionário de Oxford, um dos mais influentes e antigos do mundo, incluiu palavras usadas na web, em redes sociais e aplicativos, em sua nova versão digital. Disponível para iOS e Android, o Oxford Advanced Learner's Dictionary ganhou 900 novos verbetes. Entre eles, 25 palavras são próprias do "internetês", como BFF, AFK e OMG.

Sete aplicativos com Tradutor de Voz online

Não é a primeira vez que a Oxford dá reconhecimento oficial as palavras/abreviações criadas para a Internet. Pelo menos desde 2012, em todas as novas versões do dicionário há a inserção de algumas expressão utilizadas majoritariamente online.

Para a Universidade de Oxford palavras adicionadas são usadas no dia a dia no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em julho de 2013 houve uma polêmica. No ano, 42 palavras foram adicionadas, e cerca de metade eram oriundas da Web. Algumas como "srsly", redução de "seriously" (seriamente em português), foram alvo de críticas de alguns setores da população do Reino Unido. Para eles, estava decretado o fim da língua inglesa. Neste mesmo ano também foram adicionadas as palavras "emoji" e "bitcoin".

Para anunciar a nova edição do aplicativo, a Univerisidade de Oxford justificou a inclusão de palavras da web em seu dicionário. A instituição afirma que por conta cerca de um bilhão de usuários ativos em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo, essas expressões se tornaram parte essencial da comunicação.

Das 25 expressões, a maioria não é muito utilizada aqui no Brasil, como DD (darling daughter; filha querida, em português) ou DW (don’t worry; não se preocupe, em português). Entretanto, outras já chegaram ao uso popular. Vale notar que, no aplicativo, o significado das novas palavras só estão disponíveis para a versão paga, que custa US$ 29,99, cerca de R$ 104 na cotação atual.

Veja a lista completa abaixo:

AFAIK: as far as I know.

AFAIR: as far as I remember.

AFK: away from the keyboard.

BF: boyfriend, best friend.

BFF: best friend forever.

BFN: bye for now.

BRB: be right back.

DD: darling daughter.

DW: 1. darling wife; 2. don’t worry.

GF: girlfriend.

... HTH: hope this helps.

IDK: I don’t know.

IMHO: in my (humble) opinion.

IYKWIM: if you know what I mean.

MYOB: mind your own business.

NSFW: not safe  for work.

OH: other half

OMG: oh my God

ROFL: roll(ing) on the floor laughing

TBH: to be honest.

TMI: too much information

TTFN: ta-ta for now

TTYL: talk to you later

YMMV: your mileage may vary

YOLO (often written as #YOLO): you only live once

O Google Tradutor é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.