Moto G 4 chegou com bons atrativos para quem quer trocar de telefone, como a boa ficha técnica e o Android Marshmallow. O celular tem ainda uma versão turbinada, o Moto G 4 Plus, e uma mais simples, o Moto G 4 Play. No entanto, a compra de um novo smartphone levanta preocupações quanto à compatibilidade de acessórios antigos, como fone de ouvidos e carregador.

Ainda vale a pena comprar o Moto G 3 ou é melhor investir no Moto G 4?

Para ajudar você a economizar, o TechTudo mostra quais acessórios do seu celular atual podem ser aproveitados nos novos smartphones da linha Moto G. De fones de ouvido a cabos específicos, vários itens antigos podem ser usados nos celulares.

Moto G 4 é compatível com boa parte dos acessórios para smartphones atuais (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Fones de ouvido

Ao contrário do esperado para o iPhone 7, o Moto G 4 manteve a entrada para fone de ouvidos de 3,5 mm, também conhecida como P2. Isso significa que qualquer acessório nesse padrão será compatível com os novos modelos.

Os novos telefones da Lenovo (dona da Motorola) são compatíveis ainda com fones sem fio, sejam eles por Bluetooth ou Wi-Fi. No entanto, acessórios com pareamento por aproximação via NFC terão que ser conectados de maneira manual, já que nenhum dos Moto G 4 tem suporte à tecnologia.

Caixas de som e acessórios dock

A Motorola manteve a entrada de fone de ouvidos, assim como o Bluetooth, nos Moto G 4, G 4 Plus e G 4 Play. Com isso, qualquer caixa de som que utilize uma das duas conexões será compatível com os novos telefones. No entanto, se a conexão usada for por cabos de dados, é necessário que ele tenha o padrão microUSB, que já é amplamente utilizado pelas fabricantes de aparelhos Android e com Windows Phone.

A regra da conexão por cabos de dados vale ainda para os docks de carregamento de telefones. Caso você esteja migrando de um iPhone para um Moto G 4, por exemplo, é bastante provável que você tenha que comprar um adaptador de lightning ou dock para a entrada microUSB.

Cabos e carregadores

Se você estiver migrando de qualquer aparelho Android ou Windows Phone antigo ou intermediário, o novos Moto G 4 serão compatíveis com os carregadores e cabos de transferência que você tem atualmente. Afinal, apenas os iPhones e os novos top de linha com entrada USB-C usam conectores diferentes.

... x521/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/17/moto_g_4_plus_1.jpg" title="Moto G 4 plus 1 (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)" width="695">Moto G 4 utiliza porta microUSB padrão entre dispositivos Android e Windows Phone (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Os Moto G 4 e G 4 Plus, contudo, tendem a demorar mais para carregar quando conectados a acessórios antigos. Isso acontece porque os modelos chegam acompanhados de novos carregadores “Moto Turbo”, que entregam mais energia para o celular e diminuem o tempo de carregamento. Confira mais detalhes sobre a tecnologia Quick Charge.

Lentes de câmera

A princípio, não há nenhuma questão técnica que impeça lentes de câmeras de serem usadas nos novos telefones da Motorola. No entanto, as medidas dos telefones mudaram e é possível que alguns acessórios não sejam mais compatíveis.

Se a suas lentes são magnéticas, ou seja, com uma base colada ao redor da câmera, é bastante provável que elas sejam compatíveis com o novo Moto G 4. Já no caso de lentes estilo “clip”, que se prendem na extremidade do aparelho, há a possibilidade de haver incompatibilidade por conta da espessura e posicionamento do sensor na traseira do aparelho, embora este seja compatível com o do Moto G 3.

Películas não usadas

A utilização de uma película em um aparelho diferente daquele para qual ela foi feita não é recomendada, já que isso tende a prejudicar seu principal objetivo: a proteção. Sendo assim, dê preferência a comprar a película do Moto G 4, G 4 Play e G 4 Plus, já que essas terão marcações corretas para a posição dos sensores, alto-falantes frontais e do sensor de digitais do G 4 Plus.

Películas podem ser do mesmo tamanho, mas não compatíveis com detalhes do Moto G 4 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Caso queira reutilizar mesmo assim, fique de olho no tamanho dos aparelhos. Moto G 4 e o G 4 Plus têm tela de 5,5 polegadas. Já o Moto G 4 Play tem 5" de display, ou seja, o mesmo tamanho das duas gerações anteriores da linha: Moto G 2 (2014), Moto G 3 (2015) e Moto G Turbo (2015).

Acessórios automotivos

Caso você utilize bastante o telefone no carro, é provável que o novo Moto G seja compatível com os acessórios atuais. No caso de carregadores e cabos de ligação com aparelhos de som, as regras são as mesmas a respeito do microUSB, o Bluetooth ou a entrada para fone de ouvidos de 3,5 mm.

Já no caso de suporte fixado em vidros ou no painel, é preciso observar o tamanho máximo do telefone suportado pelo acessório, caso este não seja retrátil. Afinal, as versões G4 e G4 Plus têm telas de 5,5 polegadas, que podem ser consideradas relativamente grandonas.

O que você achou do Moto G 4? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.