Pesquisadores da Trend Micro, empresa de segurança de conteúdo para a Internet, descobriram uma atualização do malware Frantic Locker (FLocker) capaz de atingir Smart TVs com sistema operacional Android TV. O programa malicioso bloqueia a tela do aparelho, exibe uma notícia falsa e exige pagamento do usuário. 

Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs

Por enquanto, no Brasil, apenas os televisores da Sony e da Philips usam o sistema do Google. Até então, a ação do malware se limitava apenas aos smartphones, atacando através de SMS de spams ou acesso a links maliciosos. No entanto, a facilidade existente no uso de multiplataformas pode ter facilitado a chegada do software aos aparelhos.

Android TV é restrito aos televisores da Sony e da Philips no Brasil (Foto: Divulgação/Sony)

Ao infectar uma TV, a mais nova versão do FLocker bloqueia a tela com uma notícia falsa de um órgão oficial, como o site do Ministério da Justiça, acusando o dono do aparelho de um crime que não cometeu. Em seguida, exige o pagamento no valor de US$ 200,00 (cerca de R$ 697,00) em cartões de presentes do iTunes.

O ransomware, programa malicioso que ameaça o usuário para obter dinheiro ou dados, demora cerca de 30 minutos para agir. Após esse período, solicita privilégios de administração do aparelho. Se o usuário rejeitar o pedido, o malware exibe uma tela de atualização de sistema falsa.

FLocker tem mais de 7 mil variações desde que foi descoberto em 2015 (Foto: Divulgação/TrendMicro)

De acordo com a Trend Micro, o FLocker roda em segundo plano, tira fotos do usuário e as exibe

... na página de pedido de resgate. Enquanto a tela da TV está bloqueada, o programa coleta dados do aparelho, como número do telefone, contatos, localização e tempo real. As informações são encriptadas com uma chave AES e decodificadas com ajuda do método Base64.

Ainda segundo a empresa de segurança, a melhor solução para esse tipo de problema é a prevenção, utilizando os antivírus disponíveis para a plataforma. 

Via Trend Micro

Como desconectar a Internet das Smart TVs? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.