Sites de Internet usam certificados de segurança para garantirem que o acesso às suas páginas é seguro e não provocar riscos de invasão e interceptação de dados. Entretanto, esses certificados podem acusar erros e assustar o usuário com mensagens que alertam sobre riscos potenciais. Entenda o que são e para que servem os certificados e descubra formas de diagnosticar problemas e resolvê-los.

Brasil seguro? Lista de países mais 'hackables' tem China, França e EUA

O que é certificado?

O certificado de um site de Internet comprova que a página é segura. Em uma página com HTTPS, por exemplo, o certificado atesta que a troca de informações entre o computador e o servidor que roda e hospeda o site ocorrerá num ambiente seguro. Como é um elemento central da segurança na Internet, a verificação de certificados por parte de navegadores é algo que o usuário não pode desativar.

Certificados funcionam como assinaturas digitais que garantem a segurança de um site (Foto: Reprodução/Wikipedia

Erros de certificado

Erros de certificado podem ocorrer em qualquer navegador como Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer ou Microsoft Edge, já que todos negociam com sites da Internet por meio desses instrumentos. Como existem vários tipos de certificados e todos sofrem com erros diferentes, é difícil determinar uma regra geral para todos os browsers.

Mas, se um site que você está tentando acessar exibe esse tipo de erro, considere como mal sinal. Os navegadores de Internet irão avisá-lo sobre o problema, recomendando que desista de tentar acessar a página (embora todos permitam que você continue por sua conta e risco).

Certificados determinam se a conexão com sites é segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

É seguro acessar um site com certificado inválido?

A princípio, não. Um certificado inválido pode indicar que a sua conexão com um site tenha sido interceptada por um invasor, por exemplo. Ou pode determinar que o certificado de segurança da página tenha passado da data de vencimento sem renovação. Como é difícil determinar o que causa o aviso de certificado inválido, a melhor alternativa é evitar sites com problemas de certificação.

Como tirar vírus no Google Chrome? Comente no Fórum do TechTudo. 

Dicas para evitar problemas

Muitas vezes, o erro de certificado é exibido em navegadores como o Internet Explorer sem que haja riscos reais na página. Isso pode ocorrer porque o usuário acessou a página com um endereço diferente como https://exemplo.com e não

... o https://www.exemplo.com.

Outra dica importante é conferir o endereço digitado. Muitas vezes uma simples letra fora de lugar pode levar o usuário a uma página falsa, criada por criminosos e, evidentemente, sem nenhuma certificação de segurança.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como resolver erros de certificado?

O erro mais comum, especialmente em sites confiáveis, é referente a certificados vencidos por parte do site (caso em que o usuário só pode avisar o responsável, já que a manutenção de certificados é de responsabilidade apenas do site) ou provocados por conta de erros de data e hora, situação em que é possível tentar corrigir o problema.

Data e hora incorreta pode causar erros de certificados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.