Os Chromebooks são computadores voltados para o serviço de nuvem. Rodando o Chrome OS, sistema operacional criado pela Google, os aparelhos funcionam como um navegador Chrome, onde apenas os web apps podem ser instalados. Isso lhe fornece uma segurança acima da média, ainda mais se comparando com o Windows, sistema mais visado pelos hackers e vírus.

Chromebook 3 da Samsung chega ao Brasil com bateria de até 11 horas

Entretanto, como os Chromebooks lidam constantemente com arquivos salvos na nuvem, há sempre o risco de algum hacker interceptar seus dados, como senhas e e-mails. Pensando nisso, confira a lista com cinco dicas para deixar o seu computador com Chrome OS ainda mais seguro. 

1. Extensões que não deixam rastros

Veja como aumentar a segurança dos Chromebooks (Foto: Andréa Lagareiro/TechTudo)

O Chromebook é como se fosse um enorme navegador Chrome. Como tal, o aparelho aceita todas as extensões da Chrome Web Store. Algumas delas podem aumentar a sua privacidade e segurança, entre elas a Privacy Badger, que bloqueia todos os trackers que podem seguir os seus rastros na Internet.

O plugin pode bloquear qualquer anúncio espião ou tracker invisível que envie suas informações de navegação para outras empresas sem o seu consentimento.

Outro complemento que vale a pena instalar é o HTTPS Everywhere. Como o nome já deixa claro, a extensão força o uso do protocolo HTTPS em todos os sites que você acessar, tornando a navegação muito mais segura.

2. Desative a sincronização de dados com o Chrome

Desativar funções pode aumentar a sua segurança no Chrome OS (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Os Chromebooks fazem uma sincronização de dados com o navegador Chrome. Assim, mesmo que você use o browser do Google em um celular ou em outro computador, o histórico, senhas e formulários serão sincronizados.

Se você não quer que essas informações sejam sincronizadas e fiquem de posse do Google, desative a função. Para isso, vá em Configurações > Configurações Avançadas de Sync e desmarque a caixa de seleção "Autocompletar".

Pronto. Agora o que você fizer no Chromebook não será sincronizado com os seus outros dispositivos que usem o Google Chrome.

3. Use o Modo Convidado em algumas situações

O Modo Convidado é usado quando você empresta o seu Chromebook para amigos e parentes. Assim, quando usarem o seu computador, todos os dados da sua conta Google ficarão protegidos. Isso inclui e-mails, históricos de navegação e download, apps instalados, mensagens trocadas, entre outros dados.

4. Use serviços de VPN em redes públicas

... udo)" height="391" src="//s2.glbimg.com/LqNh7m7W0IjYdcoJQwcT8Ziwq-o=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/15/chrome-os-garante-desempenho-fluido-e-boot-em-5-segundos.png" width="695">Não confie em redes Wi-Fi públicas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se você costuma acessar muitas redes públicas, como de universidades, shoppings, aeroportos ou outros locais, use uma rede VPN. Redes públicas são bastante vulneráveis à ação de hackers, que podem interceptar seus dados e fazer um estrago com seu nome.

Porém, ao usar uma VPN, o seu endereço de IP muda, não correspondendo com o real. Em outras palavras, é mais uma camada de proteção para o seu Chromebook. As redes evitam que hackers, empresas e até mesmo o governo saiba o que você está fazendo online.

5. Use um servidor DNS focado em privacidade

Uma outra medida de segurança é usar um DNS focado em segurança, como o DNS Watch. Para isso, vá até as Configurações de Internet e clique na rede que você está usando.

Então, vá até a aba “Network” e escolha a opção “Custom name servers”. Insira o endereço do DNS Watch, desconecte-se de sua rede e se conecte novamente em seguida. Pronto. Isso é o suficiente para alterar o servidor DNS de seu Chromebook.

O Chromebook é um bom laptop? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.