O endereço IP é a forma que os computadores usam para se comunicar em uma rede, seja ela a Internet aberta ou uma rede local. O termo se refere a um número específico que o dispositivo tem e é usado para que os dados saibam para qual deles deve ser enviado. Normalmente, em uma rede doméstica, o endereço IP é gerenciado pelo roteador, através do servidor de DHCP, que é responsável por ceder os valores para os dispositivos e evitar que eles sejam iguais.

Como descobrir o IP de um site

Por outro lado, é possível fazer com que um computador obrigue o roteador a lhe fornecer um endereço específico e, quando isso acontece, o resultado é um conflito de IP que pode impedir o funcionamento da Internet. O computador está programado, por padrão, para receber os dados do roteador e funcionar corretamente de acordo com eles. Entretanto, dependendo das configurações de rede, pode ser necessário configurar os endereços manualmente.

Aprenda a resolver conflitos de IP (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Se isso acontecer, é importante garantir que cada número seja diferente para evitar conflitos de IP. Mas, caso sejam conflitantes, existem formas simples para evitar que se repitam. A primeira dica é reiniciar todos os dispositivos conectados à rede e, se possível, também o roteador. Com isso, o servidor DHCP vai redistribuir os IPs automaticamente, o que deve evitar conflitos.

Caso não resolva, a causa mais comum do problema é que os dispositivos conectados estão configurados para usar o mesmo endereço. Se a sua rede precisar de endereços fixos de IP, será preciso acessar o menu de configurações para descobrir quais deles estão disponíveis. Para aprender a fazer isto, siga estes passos:

Passo 1. Abra o seu navegador e digite o IP do roteador para acessá-lo. Este número geralmente é 192.168.1.1, mas pode variar dependendo do aparelho. Se você não souber o endereço exato, pode aprender como localizá-lo neste tutorial.

Em seguida, acesse as configurações do dispositivo inserindo as credenciais de acesso. Se você nunca acessou o roteador antes, o login padrão costuma ser “admin” e a senha, “admin” ou “12345″. Se necessário, faça uma busca no site da fabricante para para descobrir as credenciais.

Configurações da rede podem ser alteradas no roteador (Foto: Reprodução/Motorola)

Passo 2. Acesse as configurações de DHCP do roteador. O local exato delas varia de acordo com a marca do dispositivo. Seu objetivo, neste ponto, não é fazer alterações e sim descobrir quais endereços estão reservados para o servidor.

No exemplo mostrado na figura, todos os endereços entre o valor 2 e 255 são utilizados, não deixando nenhum liberado para computadores específicos. Se você precisar conectar na rede com um endereço fixo, pode modificar este valor. Lembre-se que, por padrão, o IP com final 1 é reservado para o próprio roteador.

Servidor DHCP é responsável por fornecer
... IPs a dispositivos conectados (Foto: Reprodução/Motorola)

Em seguida, é necessário acessar todos os dispositivos conectados à rede para descobrir se os endereços de IP estão corretos. Para isto, siga os seguintes passos:

Passo 1. Abra o Painel de Controle do computador e clique em “Central de redes e compartilhamento”.

Windows permite configurar funcionamento do sistema (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 2. Clique no nome da sua conexão para abrir as propriedades.

Sistema operacional permite gerenciar configurações de conexões (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 3. No novo menu, clique em “Propriedades”.

Configurações da conexão podem ser alteradas no Windows (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 4. Navegue pela lista até encontrar a opção “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)”. Clique nela e, em seguida, em Propriedades.

Protocolo IPv4 é o mais comum em redes domésticas (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 5. A próxima tela deve estar configurada com os números referentes a sua conexão. Antes de editá-la, garanta que possui estes valores anotados para evitar problemas futuros.

Se o computador estiver programado com um endereço fixo, mas ele não for necessário, você pode clicar em “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente” para resolver o problema. Por outro lado, se for preciso especificar um endereço, ele deve ter um número único no campo “Endereço IP”. Este número, normalmente, será semelhante a 192.168.1.X.

O importante é que todos os computadores da rede tenham um número cujo final seja diferente. Neste caso, ele não pode ser superior a 255 ou igual a 1 (que é o endereço do servidor). Ele deve estar fora do limite do servidor DHCP que foi conferido na primeira parte do texto.

Endereços de IP devem ser diferentes em todos os dispositivos conectados (Foto: Reprodução/Windows)

Assim que todos os dispositivos forem configurados corretamente, se seus endereços forem diferentes, não devem ocorrer mais problemas de conflitos com IP.

Via Microsoft

Por que o celular não conecta ao Wi-Fi do roteador? Veja dicas sobre IP no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.