Akinori Suzuki é um usuário japonês de MacBook Pro que encontrou uma maneira curiosa para combater o calor gerado pelo computador em situações de alta demanda e a compartilhou no Twitter. Usando moedas de cobre, ele conseguiu aumentar a capacidade do computador dissipar calor, combatendo o desconforto provocado pela temperatura.

HP anuncia recall de baterias para notebooks; veja como fazer

O japonês usou moedas de 10 yen, que possuem grandes quantidades de cobre. Antes que você saia procurando no Google, no Brasil as melhores candidatas a sistema passivo de refrigeração são as de 1 e 5 centavos, revestidas pelo metal avermelhado.

Akinori Suzuki usou moedas para ajudar o MacBook Pro a controlar a temperatura (Foto: Reprodução/Twitter)

No caso de Akinori, a coisa funciona porque o cobre é um grande condutor termoelétrico - não é por acaso que está no interior de fios de todos os tipos e tamanhos - bastante superior ao plástico e ao alumínio, materiais normalmente usados na carcaça de computadores. Seguindo os princípios físicos da Termodinâmica, enquanto o cobre estiver mais frio que o computador, vai absorver o calor daquilo com que estiver em contato. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A partir daí, as moedas aquecidas juntas aumentam a área de contato disponível com o ar para trocar calor com a atmosfera, dissipando o excesso de temperatura. A ideia de aumento de área para trocar mais calor é o mesmo princípio por trás dos dissipadores usados em placas-mãe.

A pergunta que fica é: será que funciona no seu computador? A princípio, a experiência só surtirá efeitos se você puder colocar as moedas na superfície do computador que se aquece mais e se ela for revestida de metal (computadores de plástico - infelizmente - dificilmente apresentarão resultados animadores).

... nha superfície em alumínio. A redução pode chegar a 2 graus (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)" width="695">Em um teste caseiro, moedas podem ajudar, desde que seu computador tenha superfície em alumínio. A redução pode chegar a 2 graus (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

O único custo da tentativa é ocupar a grande quantidade de moedas desse valor que você possa ter por aí sobrando, então pode ser que valha à pena tentar.

Via Science Alert, Twitter 

Porque um HD esquenta tanto? Usuários respondem no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.