Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Depois de um tempo de uso, um problema encontrado em computadores com Windows é a demora para desligá-lo por completo. O sistema da Microsoft, por vezes, não desativa a máquina. Geralmente, a causa desse erro são aplicativos que insistem em permanecer abertos. Mas a falha pode ser solucionada de forma simples: com um atalho que força o desligamento do PC, agilizando o processo para quem tem pressa. Dessa forma, o usuário poderá desligar o aparelho quando quiser, sem se preocupar se existe algum app aberto.

Suspender, reiniciar ou hibernar? Entenda formas de desligar o PC

Windows-10-Redacao-2 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Aprenda a acelerar o processo de desligar o PC (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse em um espaço livre no desktop e acesse o menu “Novo”. Em seguida, clique em “Atalho”;

Crie um atalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um atalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Cole o código abaixo no campo em destaque e avance:

%windir%\System32\shutdown.exe /s /t 0 

Crie um atalho para desligar o PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um atalho para desligar o PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Dê um nome para seu atalho, como “Desligar”;

Nomeie seu atalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Nomeie seu atalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao clicar no ícone do desktop, seu computador já irá desligar na hora. Mas, há uma outra forma de deixar a tarefa mais simples: com um atalho no teclado. Clique sobre o atalho com o botão direito do mouse e acesse as Propriedades;

Acesse as propriedades do atalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as propriedades do atalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em “Tecla de atalho”, pressione uma combinação de teclas para ativar a função recém-programada, como Ctrl + Alt + D.

Programe um comando do teclado para ativar o desligamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Programe um comando do teclado para ativar o desligamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao pressionar esse comando, o seu computador irá forçar o fechamento de todos os apps abertos e tentar a todo custo desligar. Mas, lembre-se: é importante fechar os programas antes de realizar o procedimento para que o desligamento seja mais seguro e ágil.

Deixar o notebook hibernando em vez de desligar é um problema? Confira no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.