A Apple parece estar disposta a acabar com um dos grandes problemas de quem frequenta shows: o excesso de celulares filmando a apresentação. Uma patente registrada pela empresa permite que a câmera do iPhone seja bloqueada quando alguém tentar tirar uma foto do palco.

A tecnologia utiliza sensores infravermelhos posicionados na direção da câmera. Ao apontar o smartphone para a área marcada como "proibida", o telefone ficaria impossibilitado de filmar ou bater fotos. O pedido foi feito em 2011 e concedido nesta terça-feira (28) pelo escritório de patentes dos Estados Unidos.

Estudo mostra que iPhone do Brasil é o mais caro do mundo

Sensores infravermelhos posicionados no palco desabilitaria câmera do smartphone (Foto: Reprodução/USPTO)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo o documento, o sensor infravermelho emite um sinal codificado com comandos específicos para o celular. Por sua vez, o iPhone faz a leitura desses sinais e desabilita temporariamente as funções da câmera. Além de shows ao vivo, a tecnologia poderia ser utilizada em cinemas e museus, evitando a gravação ilegal das imagens.

O recurso também poderia ter outras funcionalidades como, por exemplo, oferecer informações complementares sobre um objeto capturado pelas lentes da câmera do smartphone.

Tecnologia poderia ser usada para dar mais detalhes
... sobre uma obra de arte, por exemplo (Foto: Reprodução/USPTO)

Vale ressaltar que o registro da patente não quer dizer que a Apple vai incluir a tecnologia nos próximos iPhones. No entanto, é curioso ver onde a empresa está investindo seus recursos.

Via 9to5mac

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Participe da conversa no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.