A Qualcomm anunciou que seus novos processadores das séries Snapdragon 600 e 800 vão ter suporte ao Projeto Tango, do Google, que leva este recurso para os celulares. Smartphones que já tenham o chipset Snapdragon 820, como algumas versões dos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, receberão um update de software que também irá dar a eles a possibilidade de rodar este tipo de conteúdo. 

Com quatro câmeras, Lenovo Phab 2 Pro é o primeiro celular Google Tango

Segundo a Qualcomm, o trabalho para isso já começou há algum tempo. O primeiro resultado já pode ser visto no Snapdragon 652, que foi adaptado para o Lenovo Phab 2 Pro, primeiro smartphone com suporte ao Tango do mundo, anunciado no mês passado.

A tendência é de que isso se torne cada vez mais comum nos aparelhos com processadores da empresa. Porém, vale lembrar que os modelos chegaram ao Brasil com processador menos potente do que a versão comercializada no exterior, o que deixa o recurso mais distante dos usuários do país. 

Realidade aumentada está próxima de chegar a smartphones com processadores Qualcomm (Foto: Reprodução/YouTube)

O Tango é um projeto do Google que combina sensores e câmeras dos dispositivos com um software feito para permitir que os aparelhos móveis captem o que os usuários veem, e consigam “perceber” movimentos de uma forma mais real. O objetivo, com isso, é gerar novas experiências mais imersíveis em 3D, como as oferecidas pelos jogos de realidade aumentada, estilo Pokémon Go.

“O Tango oferece experiências de realidade aumentada nos celulares e tablets, e tem a possibilidade de se tornar algo muito interessante no futuro. Nós, da Qualcomm, já estamos preparados para isso”, afirma a fabricante de processadores.

O que acontece é que todos os chipsets Snapdragon 600 e 800 têm a mesma arquitetura, integrados a um único chip que é capaz de processar simultaneamente os dados dos sensores relacionados ao Tango, alta velocidade de clock, além de time stamping uniforme, o que é fundamental para permitir as experiências de re

... alidade virtual da melhor forma possível, com camadas 3D interagindo perfeitamente com o ambiente físico ao redor do usuário.

A combinação de hardware com as edições de software da Qualcomm fazem com que seja simples liberar uso de tecnologias como o Tango no Snapdragon 820 e nos próximos processadores Snapdragon 600 e 800. Resta saber quais serão as grandes inovações que estas possibilidades podem trazer para os usuários em um futuro próximo.

Via Qualcomm

Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema operacional para smartphones? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.