O YouTube Spaces do Rio de Janeiro, espaço de criação e pós-produção do Google para youtubers, vai abrir as portas só no início de 2017. A previsão de entrega inicial, quando o projeto foi anunciado, era de que tudo ficasse pronto até fim deste ano. Entretanto, as obras começaram apenas recentemente, no endereço que fica na Zona Portuária (Porto Maravilha), próximo do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá.

YouTube começa a pagar direitos autorais para compositores no Brasil

O espaço de mais de dois mil metros quadrados, que vai abrigar o segundo YouTube Space do país — o primeiro fica em São Paulo, na sede do Instituto Criar de TV. Com a inauguração do local, o Brasil se torna a segunda nação a ganhar dois espaços criativos de vídeo, depois dos Estados Unidos. 

As obras estruturais já começaram mas ainda há muito por fazer; por ser um local tombado por patrimônio histórico, todo cuidado é necessário. A construção vai fazer parte de uma zona revitalizada (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

YouTube Space define estrutura 

Serão três estúdios, mais três salas de workshops e cursos, estações de edição e pós-produção, área de encontros e eventos, além de uma bela vista para uma zona revitalizada da cidade.

Todo esse investimento se justifica: o Brasil é o segundo país em watchtime (tem gasto assistindo vídeos) do YouTube no mundo. Segundo o Google, em média, os brasileiros consomem oito horas de conteúdo por semana — mais de uma hora pode dia  — perdendo apenas para os americanos. Em terras brasileiras, assistir vídeos é tão popular quanto produzir e os cariocas estão entre os mais populares donos de canais.

O YouTube tem estúdios em grandes cidades como Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio.

O que tem no YouTube Space?

O espaço deve ser equipado com tecnologia de ponta como câmeras com recursos de 4K, 360°, ao vivo, além de cenários, iluminação, produção e pós-produção. Para aproveitar os recursos, os youtubers cariocas precisarão ter, no mínimo, 2,5 mil inscritos no seu canal. Quem ainda está começando, poderá frequentar os cursos e workshops para aprender a criar e montar um canal.

Como voltar ao post no feed do Facebook, após assistir um vídeo do YouTube? Troque dicas no Fórum.

Fotos do YouTube Space

O TechTudo visitou o local que vai receber o YouTube Space do Rio de Janeiro. Veja fotos e imagens do projeto que atenderá youtubers de todo o país com estúdios, cursos e atividades gratuitas na cidade.

... ia. Jornalistas puderam fazer um tour virtual com Google Cardboard mostrando o projeto em 3D dos estúdios e salas para cursos e workshops (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)" width="695">YouTube Space do Rio de Janeiro tem obras iniciadas na Zona Portuária. Jornalistas puderam fazer um tour virtual com Google Cardboard mostrando o projeto em 3D dos novos estúdios e salas para cursos (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Um galpão de mais de dois mil metros quadrados na região da praça Mauá vai abrigar três estúdios, mais três salas de workshops e salas de eventos para atender youtubers brasileiros (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
No momento, o espaço que vai abrigar o YouTube Space está dividido em lotes com nada mais do que fitas adesivas e alguns operários já trabalham em estágio bastante inicial (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
A vista do local é inspiradora: o porto carioca fica ao lado do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio (MAR), localizados na Praça Mauá, região central da cidade carioca (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Pavilhão deve receber YouTube Space, o segundo espaço do YouTube no Brasil. Além do Rio de Janeiro, há estúdios também em São Paulo. Outras grandes cidades do mundo estão na lista (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
O projeto de como vai ficar o local está exposto para os visitantes, com uma grande infraestrutura para ensino, produção de vídeos e encontros de blogueiros com suporte do Google (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Colorido, high tech e divertido; o YouTube Spaces tem todo o visual e proposta do Google, voltado totalmente para vídeo, com recursos como cenários, câmeras, computadores para edição de vídeo e finalização (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Quem pode usar tudo isso?

De acordo com o Google, os pré-requisitos para usar os estúdios para gravações no Rio de Janeiro serão os mesmos aplicados ao YouTube Space de São Paulo:

- Ter um canal no YouTube com no mínimo 2,5 mil inscritos;
- Não ter sofrido nenhuma punição por violação de direitos ou diretrizes de comunidade;
- Assinar o "Contrato Master de Uso" do YouTube Space.

Mais informações sobre uso dos estúdios em (youtube.com/yt/space/pt-BR/saopaulo-space-access).

Projeto 3D do YouTube Space na Zona Portuária do Rio de Janeiro, na Praça Mauá (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.