Overwatch se tornou um verdadeiro sucesso dos shooters multiplayers, tendo milhões de jogadores espalhados pelas plataformas em que o game foi lançado. Com o recém lançado modo competitivo, o game pretende tornar as partidas ainda mais emocionantes e, para você entender melhor como esse novo modo funciona, o TechTudo resolveu explicar o que você precisa fazer para compreender e se dar bem no tiroteio.

Confira o review de Overwatch

Como praticamente todos os jogos de tiro em primeira pessoa, o modo competitivo acaba gerando um interesse ainda maior por parte dos jogadores, vide que existe uma evolução maior daqueles que mais se dedicam ao título. Overwatch teve o seu modo competitivo lançado inicialmente apenas no PC, mas a atualização chegou depois para o PS4 e Xbox One.

É hora de mostrar todo o seu talento no modo competitivo de Overwatch (Foto: Divulgação/Blizzard)

Como entrar no modo competitivo?

Primeiramente, você não pode entrar no modo competitivo de Overwatch com pouco tempo de jogo. Para entrar, você precisar ter, pelo menos, nível 25 dentro do game. Isso significa que você pode treinar bastante em partidas normais, conseguindo níveis e aquela confiança para competir de verdade contra outros jogadores.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A Blizzard fez isso para dar uma chance de todos os jogadores se acostumarem com o game, se divertindo como nunca, para só então entrar em modos mais “sérios”. Isso acaba evitando que alguém tenha acabado de pegar o jogo, entre logo no modo competitivo e, sem saber direito como as coisas funcionam, acabe afundando o time (e se torne alvo do “veneno” de outros jogadores).

Conseguindo o seu skill rating

Quando você entrar pela primeira vez no modo competitivo de Overwatch, notará que você ainda precisa participar de dez partidas diferentes para poder se classificar. Baseado no seu desempenho individual e o do seu time, você recebe uma classificação.

Jogadores que estão acostumados com Overwatch e conseguem jogar bem têm conseguido, em média, uma pontuação entre 50 e 55 pontos. Jogadores mais experientes e com nível profissional conseguiram mais de 70.

Teste suas habilidades para entrar no modo competitivo de Overwatch (Foto: Reprodução/Blizzard)

Esses pontos podem mudar conforme você joga mais partidas competitivas. Caso você enfrente um time cheio de jogadores com níveis bem maiores que o seu, veja isso como uma oportunidade, já que se você e seu time conseguirem derrota-los, o seu ranking aumenta consideravelmente.

Como são as partidas?

As partidas do modo competitivo são, em sua maioria, combates de melhor de três. Em mapas de escolta, assalto e híbridos, cada time tem uma chance de atacar e uma de defender. Você ganha pontos completando alguns objetivos, como levar o payload até certo ponto do mapa, ou impedir o avanço dele por um determinado período de tempo.

... 2/f/original/2016/07/01/lucio-screenshot-004.jpg" width="695">Escolha o personagem que melhor se adapte aos mapas de competição (Foto: Divulgação/Blizzard)

Em mapas de controle, em que você deve capturar uma área, as partidas se tornam uma melhor de cinco, ou seja, quem ganhar três vezes garante a vitória completa da partida.

No caso de um empate, é jogada uma moeda para decidir qual time vai atacar e qual defenderá. Ambos tem dois minutos para completarem seus objetivos e desempatar a partida.

E o que eu ganho com isso?

Logo que você completa as primeiras dez partidas competitivas, receberá um ícone de personagem e um spray comemorativo. Durante o período de temporada de Overwatch, você acumulará pontos competitivos baseado no seu desempenho, além de poder faturar mais um pouco quando essa temporada acabar.

A maior recompensa do modo competitivo: armas douradas (Foto: Reprodução/Blizzard)

Com eles, é possível realizar a compra de armas douradas para seus personagens. Elas não trazem nenhum benefício real, sendo apenas cosméticas, mas não deixa de ser legal ter uma dessas e mostrar para todos que você é realmente bom no jogo.

Além disso, é possível acompanhar um ranking mundial durante a temporada. Quando você conseguir ficar entre os primeiros 500 jogadores da sua plataforma (PC, Xbox One e PS4), receberá uma notificação certificando as suas credenciais enquanto conseguir segurar essa posição.

Como assim “temporadas”?

O modo competitivo de Overwatch será dividido em quatro temporadas espalhadas ao longo do ano e com duração de dois meses e meio. A temporada atual acontece até o dia 18 de agosto e, após duas semanas de intervalo, uma nova se iniciará.

Durante o período da temporada, os jogadores podem aumentar sua classificação de habilidade e sua posição no ranking. Ao término dela, tudo isso será resetado.

Punições mais severas no modo competitivo

Por se tratar de um modo mais sério do jogo, a Blizzard começou com punições mais severas para aquele tipo de jogador que tenta ficar de “malandragem”, saindo de partidas na metade e que acabam prejudicando todo o time.

Abandonando um partida antes do seu fim tornará o jogador inelegível para entrar em outro jogo até a partida anterior terminar. Caso isso se torne uma ação recorrente, o jogador poderá sofrer restrições e até o banimento do modo competitivo pelo restante da temporada.

Você terá que ficar na linha no modo competitivo de Overwatch (Foto: Divulgação/Blizzard)

Caso você tenha um problema de conexão e caia fora da partida, receberá uma leve penalidade, mas contará com a opção de retornar para o mesmo jogo quando retornar. Se você não voltar, a penalidade aumenta, como ficar impossibilitado de entrar em partidas do modo competitivo por um breve período de tempo. Você pode jogar nos modos normais sem problemas e, tendo um bom comportamento, sua conta é liberada para voltar a competir.

O acúmulo de violações podem resultar no banimento do jogo competitivo durante o tempo restante da temporada, fazendo com que você, além de não ter acesso às partidas, perca qualquer recompensa que possa ter ganhado no período.

Dicas para se dar bem

No final das contas, a melhor dica para os jogadores que querem se aventurar no modo competitivo de Overwatch é treinar bastante nos modos “normais” e lembrar que, mesmo tendo uma pontuação individual, o game ainda é bastante focado no trabalho em equipe.

Jogando com amigos ou desconhecidos, o segredo do sucesso é saber se comunicar de uma maneira educada e que fará com que o time realmente trabalhe junto. Não importa se você se considera o melhor jogador de Overwatch do mundo, sair gritando no chat, criticando todos por “não estarem no seu nível” fará com que o time não funcione e você acabe perdendo no embalo.

Outra boa dica é tentar se adaptar à situação, não ficando eternamente com o mesmo personagem porque é o seu preferido. Use os modos normais para testar e aprender a jogar em praticamente todas as posições possíveis para que, no modo competitivo, você consiga ser decisivo, não importa o que seu time precisa.

Com isso em mente, suba o seu nível e caia de cabeça no modo competitivo de Overwatch.

Você acha que Overwatch pode destronar CoD e Battlefield no gênero FPS? Opine no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.