Lamas Brew Tool é uma ferramenta ideal para quem decide se aventurar no mercado de cervejas artesanais e não tem muita experiência no ramo, ou para aqueles que já produzem e procuram uma maneira de melhorar seu desempenho.

Conheça os celulares de destaque do primeiro semestre de 2016; preços caem até 34%

O app é grátis e conta com uma poderosa calculadora cervejeira, que permite ao usuário saber as medidas exatas de volume alcoólico, IBU, carbonatação, quantidade de garrafas e diversas outras variantes para otimizar o processo de produção caseiro. Neste tutorial, ensinamos como usar o aplicativo em celulares Android e no iPhone (iOS) para produzir cerveja em casa.

Android

Passo 1. Instale e abra o Lamas Brew Tool. A primeira tela que será exibida é a do menu principal. Nela, toque em “Calculadora cervejeira”.

Menu principal do Lamas Brew Tool para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Vamos demonstrar como fazer o cálculo do volume alcoólico da sua cerveja artesanal. Para isso, entre em “Volume Alcoólico (ABV)”.

Menu da calculadora cervejeira do Lamas Brew Tool (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Se você estiver usando o densímetro, digite os valores de leitura na densidade original (OG, de original gravity) e final (FG, de gravity), juntamente com as respectivas temperaturas de leitura. O app corrige automaticamente a densidade nos dois casos e, ao final, dá o percentual alcoólico ideal para sua cerveja no campo ABV. Neste exemplo, a cerveja deverá ter 4,8% de álcool.

Cálculo de volume alcoólico feito pelo Lamas Brew Tool (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Caso seu equipamento seja um refratômetro, coloque a chave indicada pela seta na direita. Insira os valores de OG e FG indicadas no instrumento e confira o nível etílico. Neste caso, o volume alcoólico ideal é de 4,6%.

Cálculo de volume alcoólico com leitura feita por refratômetro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O app permite fazer diversos outros cálculos, incluindo o de quantidade de garrafas. Para isso, volte ao menu principal da calculadora cervejeira e entre em “Quantidade de cervejas”. No campo volume de cerveja, digite quantos litros de cerveja você tem (neste exemplo, 100 L). O app irá listar a quantidade exata de diversos tipos de garrafas, incluindo long neck, caçulinhas, litrão e a garrafa tradicional, de 600 ml.

... teudo"> Quantidade de garrafas calculada pelo Lamas Brew Tool (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. O app ainda permite calcular o IBU, carbonatação, lavagem, coloração, refermentação na garrafa e eficiência enzimática. Entre em cada ferramenta, quando necessário, para obter os valores ideais para sua cerveja.

iPhone (iOS)

Passo 1. No iOS, vamos demonstrar como calcular o IBU, o nível de amargor de cada cerveja. Para isso, abra o Lamas Brew Tool após a instalação e toque em "Calculadora Cervejeira".

Menu principal do Lamas Brew Tool para iOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. No menu da calculadora, entre em “IBU”.

Calculadora cervejeira do app, com destaque para opção IBU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Insira o volume final de cerveja (em litros) e a densidade original no campo OG. Toque no sinal de “+” ao lado de lúpulo para expandi-lo e digite as informações correspondentes – peso (em gramas), percentual de alfa ácido e tempo de fervura em minutos. O IBU aparecerá automaticamente na parte inferior da tela. Neste tutorial, o resultado do IBU foi de 0,6.

Cálculo do IBU feito pelo app iOS Lamas Brew Tool (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Outra ferramenta importante do Lamas Brew Tool é o conversor de unidades, que facilita na conversão de temperatura, peso, volume, pressão e cor. Para usá-la, vá até o menu principal do app e entre em “Conversor de unidades”. Toque no sinal de “+” ao lado do tipo de unidade que deseja transformar para expandir as opções. Insira o valor em qualquer um dos campos para que o app converta imediatamente para os outras unidades. Neste exemplo, digitamos o valor em litros, e ele automaticamente converteu para militros (ml) e galões (gl).

Conversor de unidades do Lamas Brew Tool (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

 Passo 5. Caso tenha dúvidas sobre as unidades de medida e como fazer cerveja, entre em “Material de apoio”, no menu principal do Lamas Brew Tool. Ali são linkados o canal do YouTube e blog dos desenvolvedores, além de constar as diretrizes cervejeiras estabelecidas pelo BJCP em um PDF (em inglês).

Material de apoio listado pelo Lamas Brew Tool (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é a melhor novidade do Android N? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.