De tempos em tempos, a corrente do “Eu não autorizo” embala novamente e surge no Facebook, convidando usuários da rede social a postar em seus perfis um texto afirmando que não autorizam o uso de suas informações pessoais e fotos a partir de uma determinada data. O texto original da corrente que surgiu em 2012 e ganhou apenas alguns ajustes, mas continua insistindo no mesmo tom de “proibir o Facebook” de utilizar dados dos usuário, usando um argumento falso de que, agora, a rede é uma “entidade pública”. Entenda por que o boato é completamente falso e saiba como controlar sua privacidade na rede social.

Verdades e mitos sobre Facebook; lista traz os boatos mais populares

Olha o boato! Facebook não precisa da sua autorização e post não funciona (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O boato

O texto integral da corrente é:

EU TAMBÉM NÃO AUTORIZO !!!

A partir de “X” de junho de 2016, não dou permissão ao Facebook ou às entidades associadas ao Facebook para usar minhas imagens, informação ou publicações, tanto do passado como do futuro. Por esta declaração, dou aviso ao facebook que é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou seu conteúdo. O conteúdo deste perfil é informação privada e confidencial.

Nota:

O Facebook é agora uma entidade pública. Todos os membros devem publicar uma nota como esta. Se preferir, pode copiar e colar esta versão. Se não publicar uma declaração pelo menos uma vez, estará permitindo o uso de suas fotos, bem como a informação contida nas atualizações de status do perfil. Não compartilhe. Você tem que copiar e colar.

Não caia nessa

Na dúvida, consulte as políticas de privacidade e os termos de uso da rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Entramos em contato com o Facebook e um porta voz da rede social no Brasil confirmou o que sabemos: “sempre circulam rumores de que o Facebook está fazendo mudanças relacionadas a propriedade da informação e do conteúdo que as pessoas postam na plataforma". Entretanto, conforme explica, é tudo mentira.

Por que as imagens do Facebook não carregam no Wi-Fi? Descubra no Fórum do TechTudo. 

"Isto é falso. Qualquer um que utilize o Facebook é dono de seu conteúdo e controla a informação que posta, como deixamos claro em nossos termos de serviço. Toda pessoa na plataforma controla como seu conteúdo e sua informação é compartilhada. Esta é e sempre foi a nossa política”, afirma.

Além do desmentido oficial, é interessante analisar o que o texto da corrente diz. A mensagem define que o usuário está proibindo o Facebook de usar suas informações, mas não esclarece para o quê.

Isto é falso. Qualquer um que utilize o Facebook é dono de seu conteúdo ... como deixamos claro em nossos termos d
... e serviço 
Porta-voz do Facebook

Essa omissão em si já deveria ser suficiente para fazer o usuário desconfiar e perceber que, na melhor das hipóteses, copiar e colar a corrente numa atualização de status é algo que não surte efeito nenhum com relação às políticas de privacidade e termos de uso da rede social já preestabelecidos ao criar uma conta: esses documentos têm efeito legal e não é uma postagem aleatória no seu perfil que vai anular o seu conteúdo.

Para visualizar as políticas de privacidade e termos de uso do Facebook é bem fácil. Basta acessar as Configurações de conta. Na página que será aberta haverá links para os dois conteúdos no rodapé, conforme mostra a imagem (acima).

Saiba usar o controle de privacidade

Como controlar a sua privacidade no Facebook

Infelizmente, o boato funciona. O post se espalha porque as pessoas se preocupam com a proteção da sua privacidade e zelam pela sua intimidade. Entretanto, é preciso reconhecer que o simples fato de fazer parte do Facebook torna seus dados visíveis por desconhecidos. A menos que, claro, você tenha consciência disso e configure seu uso da rede social para evitar isso.

A única forma segura de evitar que seus dados possam ser visualizados por terceiros (publicamente), de uma forma que você considere agressiva à sua privacidade, é certificando-se de que seus posts são visíveis apenas para as pessoas que você deseja. É fácil configurar o Facebook para se comportar dessa forma, conforme mostra o nosso tutorial.

Como alterar a privacidade de cada foto no Facebook

O Facebook é uma “entidade pública”?

A corrente ainda usa o argumento de que, agora, o Facebook é uma “entidade pública” e que para prevenir que essa mudança dê o direito à rede de acessar a sua privacidade é importante copiar e colar o texto.

Boato antigo ganha nova fórmula e volta a se espalhar pelo Facebook; evite (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Entretanto, o Facebook é mesmo uma “entidade pública”? Não. O Facebook é uma corporação de capital aberto, cujas ações são negociadas na bolsa de valores (NASDAQ), mas não existe nenhuma ligação entre o caráter da organização e sua postura enquanto rede social na Internet. O termo “entidade pública” é vago e não tem ligação real com o modelo de capital aberto da empresa, usado apenas para dar um "ar de legitimidade" à falsa corrente.

Como alterar a privacidade de postagens antigas de uma só vez no Facebook

Outra interpretação para esse termo é a ideia de que o Facebook é um espaço público, o que torna as informações que circulam na rede públicas. Embora isso seja verdade (em parte), não é copiando e colando um texto também público que vai tornar suas informações ocultas e privadas. Como já mencionado, a única forma de fazer isso é usar as configurações de privacidade ao seu favor.

Boato antigo e falso

A primeira versão da corrente foi em 2012, na onda de uma série de notícias sobre problemas de privacidade na Internet e a própria transformação do Facebook em uma empresa de capital aberto.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.