A AMD liberou correções via driver para um problema nas novas Radeon RX 480. As placas de vídeo, anunciadas para operar com 150 watts máximos de potência, foram flagradas em diversos testes independentes operando a 168 watts em média, com picos na casa dos 190 watts. 

 AMD RX 480 ou Nvidia GTX 1080: em qual placa de vídeo poderosa investir?

O número maior indica não apenas que a placa de vídeo top de linha da marca está consumindo mais energia do que o prometido, como também que, em alguns casos e circunstâncias, a peça pode danificar a placa-mãe do computador por superar os limites de operação do barramento PCIe. Isso torna a falha grave na perspectiva de qualquer usuário interessado no produto.

Radeon RX480 terá correção para problema de consumo via atualização no driver (Foto: Divulgação/AMD)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Com o problema identificado e divulgado, não restou à AMD recursos: a empresa reconheceu a falha e, em nota oficial divulgada à imprensa internacional, afirmou que trabalha na correção do problema, que será liberada na forma de correções via atualização do driver Crimsom.

Em um dos testes realizados por sites estrangeiros foi verificado que a RX 480 usa até 90 watts via slot PCIe (trata-se do suporte em que a placa de vídeo é ligada a placa-mãe), além da quantidade de energia que é recebida diretamente da fonte via cabo de seis pinos. O problema, neste ponto, é que o PCIe pode operar com, no máximo, 75 watts. 

Picos que superam 90 watts e atingem intensidade de 7 ampères em um conector que deve funcionar a até 5,5 ampères podem não ser graves em placas-mãe mais novas, com componentes de melhor qualidade. No entanto, a esse nível de consumo, há chances de que uma Radeon RX 480, não afetada pelas correções da AMD, provoque danos irreversíveis à placa-mãe, literalmente fritando os conectores e circuitos.

Confira, na íntegra, o comunicado da AMD.

“Como vocês sabem, nós constantemente ajustamos nossas GPUs para maximizar sua performance dentro das suas especificações

... de consumo e velocidade da interface de memória, que nesse caso são inéditos 8 Gbps em GDDR5. Recentemente, nós identificamos cenários onde o ajuste de algumas RX 480 não é ideal. Felizmente, nós podemos ajustar a GPU via software como forma de resolver esse problema. Nós já estamos testando um driver que corrige o problema e liberaremos uma atualização à comunidade na terça (5)".

Via Anand Tech, Tom’s Hardware, PC World

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.