Uma das dúvidas na hora de escolher uma placa de vídeo nova para o computador é qual quantidade de VRAM escolher. Geralmente, as fabricantes disponibilizam placas de vídeo com 2 GB ou 4 GB e, em alguns casos, com 3 GB ou 6 GB.

Placa de vídeo ou processador: o que priorizar em um PC gamer barato

Mas será que o dobro de memória vai aumentar substancialmente o desempenho do PC em jogos? Ou será que vale mais a pena economizar e adquirir uma placa de vídeo com apenas 2 GB de VRAM? Confira os principais detalhes das peças e veja qual é melhor para você.

Alguns notebooks já trazem placas de vídeo com 2 GB de RAM (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Menos é mais

Ao contrário do que muitos podem pensar, na maioria dos casos uma placa de vídeo com 2 GB de VRAM é suficiente. Isso porque o que vai determinar o desempenho e a quantidade de FPS (quadros por segundo) é o processador utilizado na placa e não a quantidade de memória.

A memória de uma placa de vídeo serve para alocar mais texturas e para lidar com telas de resoluções maiores, por exemplo. Assim, se o seu monitor não é Full HD ou se você usa apenas um monitor, não há a mínima necessidade de adquirir uma placa de vídeo com 4 GB.

Placas de vídeo de 2 GB são bem mais baratas (Foto: Divulgação/PNY)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Além disso, o fator preço joga contra as placas de vídeo com 4 GB de VRAM. Diferente do mercado norte-americano, onde a diferença de preço é de apenas algumas dezenas de dólares, no Brasil a diferença pode ultrapassar facilmente os R$ 200.

Desta maneira, vale muito mais a pena investir em uma placa mais potente, ou em mais memória RAM do que em uma placa de vídeo com 4 GB. O ganho em desempenho é praticamente nulo.

Para quem serve uma placa de vídeo com 4 GB de VRAM?

Se o seu monitor possui uma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) ou superior, uma placa de vídeo com mais memória é recomendado. O mesmo acontece se você usa dois ou mais monitores.

Gamers profissionais, por exemplo, gostam de jogar com dois monitores, onde um é o principal e o outro exibe apenas informações complementares. Neste caso, é indicado o uso de uma placa de vídeo com 4 GB de VRAM.

... /s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/05/titanz.png" width="695">Nem todos precisam de uma placa de vídeo top de linha com 4 GB de RAM (Foto: Divulgação/Nvidia)

Outro cenário é se você trabalha com softwares de modelagem 3D, que lidam com um grande número de informações e uma quantidade alta de texturas. Neste caso, quanto mais memória para alocar as informações, melhor para o usuário.

Mas, se você é apenas um gamer comum, a dica é economizar algumas centenas de reais e investir em uma boa placa de vídeo com 2 GB de RAM.

Como trocar a placa de vídeo do notebook? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.